CIA AÉREAS

Portugal: SATA e APAVT traçam plano de ação para minimizar efeitos do fechamento das lojas da transportadora

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) informou que, “no prazo de quinze dias, será elaborado um plano de ação conjunta com o objetivo de minimizar os efeitos do fecho das lojas e otimizar a cooperação entre a SATA e as agências de viagens da APAVT”.

Numa nota informativa enviada à imprensa, a associação que representa as agências de viagens portuguesas explica que a decisão surgiu depois de um contato entre o presidente da SATA e o presidente da APAVT, no qual foram “discutidos detalhadamente os problemas decorrentes do fecho das lojas, bem como as soluções possíveis defendidas por ambas as partes”.

Este plano de ação conjunta resulta precisamente da conversa entre os dois responsáveis e, segundo a APAVT, “visa honrar o espírito de colaboração que sempre caracterizou o relacionamento entre as duas organizações”.

Vale destacar que a associação se demostrou “surpreendida pela inusitada e incompreensível decisão” da SATA de encerrar os seus balcões de atendimento, ao abrigo de uma reorganização do modelo de atendimento, que decidiu concentrar os serviços de venda de bilhetes, reservas e informações nos balcões do aeroporto e atendimento telefónico, em vez das lojas.

Após o anúncio da SATA, a APAVT mostrou-se preocupada em relação ao impacto da decisão nas agências de viagens, principalmente em relação à “total ausência de explicação relativamente às ‘soluções’ alternativas apresentadas” pela SATA, assim em relação ao apoio na resolução de problemas.

Por isso, a APAVT veio acusar a SATA de falta de diálogo e de estar a incorrer numa ilegalidade, uma vez que a emissão de bilhetes passaria a ser realizada por um organismo público, que não possui Registo Nacional das Agências de Viagens e Turismo (RNAVT).

Artigos relacionados
CIA AÉREAS

TAP reforça operação para o sul do Brasil a partir de julho

A TAP Air Portugal vai reforçar a sua operação no sul do Brasil já a partir da próxima temporada de…
CIA AÉREAS

LATAM Airlines Group encerra 2025 com lucro líquido de US$ 1,46 bi

O LATAM Airlines Group divulgou hoje seus resultados financeiros e operacionais referentes ao quarto trimestre e ao encerramento de 2025,…
CIA AÉREAS

EUA restabelecem voos para a Venezuela

O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) autorizou o restabelecimento dos voos diretos para a Venezuela que se encontravam…