A cidade de Maceió (AL) foi o destino escolhido para uma viagem de familiarização (famtour) com oito operadores de turismo da Argentina e do Paraguai, entre os dias 4 e 8 de agosto. O grupo conheceu resorts da região e viveram várias experiências culturais, gastronômicas e de sol e praia. Organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, a famtour permitiu que estes profissionais conhececem melhor os destinos que irão comercializar em seus países.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, essa é uma oportunidade de ampliar a conexão entre as empresas de turismo brasileiras e estrangeiras para aumentar a comercialização de pacotes de viagem no exterior com destino ao Brasil.
“O Brasil é um destino encantador e que atrai os mais variados públicos. Aqui nós temos sol e praia, natureza, cultura, gastronomia, afroturismo e muito mais. Mostrar aos operadores estrangeiros o nosso potencial é uma forma de despertar neles a vontade de levar o Brasil para fora. Além de ser uma forma de fortalecer o relacionamento entre os países, estamos atraindo mais turistas que vão gerar emprego e renda para o povo brasileiro”, destaca Freixo.
Em Maceió, quatro operadores da Argentina e quatro do Paraguai aproveitaram as praias paradisíacas de águas azuis e mergulhando na riquíssima cultura e na gastronomia alagoana. Dentre as experiências vividas pelo grupo estão as piscinas naturais, visita às falésias de areias coloridas, passeio de escuna na Lagoa do Roteiro, Praia do Gunga, Quilombo dos Palmares, artesanato feito de barro, Praia de Carro Quebrado e visita ao bairro das rendeiras.
O operador Sergio Barreiro, do Paraguai, ficou encantado com as paisagens maravilhosas e as experiências que está vivendo na capital alagoana e região. “Estamos muito contentes com essa experiência e desfrutando de tudo. A gastronomia é muito rica e os passeios são incríveis. Recomendamos a todos que venham para cá”, afirma o agente de viagem da ACE Tours SRL.
O impacto das viagens de familiarização também se reflete no aumento de turistas internacionais no Brasil. Historicamente, Argentina e Paraguai estão entre os três países que mais enviam turistas ao nosso país. Só no primeiro semestre de 2024, 1.196.755 argentinos desembarcaram nos aeroportos brasileiros. O número está próximo ao registrado em todo o ano de 2023, quando 1.882.24 hermanos vieram conhecer os destinos do país. Em busca de sol e praia, 263.964 paraguaios também visitaram o Brasil no primeiro semestre de 2024, 11,17% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado (234.478 turistas).
Salão Nacional do Turismo
Ontem, 08, os operadores da Argentina e Paraguai deixaram Maceió em direção ao Rio de Janeiro (RJ). Eles irão participar do Salão Nacional do Turismo até domingo (11). O evento reúne a maior quantidade de experiências e atrativos turísticos do Brasil apresentados por governos estaduais e municipais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional. São diversos estandes distribuídos numa área de 40 mil m², e a expectativa é que a 8ª edição do salão reúna cerca de 120 mil visitantes.
A operadora Natalia Mallia, da Argentina, está na expectativa para conhecer outros destinos brasileiros no Salão. “É uma oportunidade muito importante para um rico intercâmbio entre operadores e, assim, seguir melhorando as experiências no turismo”, acrescenta a agente de viagens da Ricale Viajes. Os encontros de relacionamento no Salão contarão com 27 atendimentos de 10 minutos cada, totalizando 605 reuniões.
A agenda da Embratur no Salão Nacional do Turismo será voltada à internacionalização do evento. A Agência também levará outros 14 operadores internacionais que estão no Brasil em outras duas famtours. Eles participarão de duas rodadas de encontros de relacionamento com 32 DMCs brasileiros e 18 experiências selecionadas pelo Sebrae no espaço Núcleo do Conhecimento, para fomento de negócios e criação de networking.
Além dos operadores, cinco jornalistas estrangeiros foram convidados para uma press trip por Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro, e também irão participar do Salão. Dois jornalistas do Chile e três da Argentina estarão na abertura do evento e farão um passeio pelos estandes onde terão uma apresentação das experiências brasileiras. Eles também agendaram uma entrevista com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Os comunicadores estão no Brasil para conhecer a diversidade cultural brasileira e fortalecer ainda mais a imagem do Brasil como um destino turístico imperdível.
Balanço
O ano de 2023 foi positivo para as viagens de familiarização da Embratur. Ao todo, foram 54 convidados da Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Inglaterra, México, América do Norte, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Eles conheceram destinos no Norte (Manaus e Parintins); Nordeste (Campina Grande, Caruaru, Recife e Fernando de Noronha); Sudeste (Rio de Janeiro); Centro-Oeste (Jalapão e Chapada das Mesas) e Sul (Foz do Iguaçu).
Além desses roteiros, a Embratur levou operadores internacionais para a Rota das Emoções, em outra famtour organizada em parceria com o Sebrae, que passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí.