A arquitetura de Brasília (DF) e as belezas naturais da Chapada dos Veadeiros (GO) deixaram seis operadores de turismo da Colômbia e do Chile encantados. O grupo participa de uma viagem de familiarização (famtour) nos dois destinos, iniciada no domingo (4) e que se encerrou ontem (8), para conhecer as diversas experiências de natureza e ecoturismo disponíveis nas regiões.
Em Brasília, três operadores da Colômbia e três do Chile aproveitaram um city tour pelos principais monumentos arquitetônicos da cidade Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e fizeram um passeio de barco pelo Lago Paranoá. Já na Chapada dos Veadeiros, o grupo viveu experiências de ecoturismo e muita natureza nas cidades de Alto Paraíso e São Jorge, além de conhecer a comunidade Kalunga e seus atrativos naturais.
A operadora chilena Tannia Urbina está impressionada com Brasília e a biodiversidade do bioma Cerrado na Chapada dos Veadeiros. “A região tem muito potencial. Com mais capacitações para o trade turístico dessas localidades, será possível atrair ainda mais turistas internacionais”, afirma a agente de viagem da Expan Tour.
O impacto das viagens de familiarização também refletem no aumento de turistas internacionais no Brasil. Só no primeiro semestre de 2024, 332.728 viajantes chilenos desembarcaram no país, 31,68% a mais que no mesmo período do ano passado (227.317). A previsão do GlobalData é que 455.917 chilenos entrem no Brasil até o final do ano. Em busca de grandes eventos, 60.551 colombianos também visitaram os destinos brasileiros no primeiro semestre de 2024, 13,46% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado (52.397 turistas).