A Delta, normalmente uma das principais companhias aéreas dos EUA na limitação de cancelamentos de voos, caiu para o fundo do poço no setor nos EUA em julho devido à sua lenta recuperação da paralisação causada pela CrowdStrike em 19 de julho. De acordo com a empresa de análise de aviação Cirium, a Delta cancelou 5,28% de seus voos em julho, quase seis vezes maior que sua taxa de cancelamento de 0,8% em junho.
A Cirium publica dados operacionais de companhias aéreas dos EUA para Delta, United, American, Southwest, Alaska, Spirit, Frontier e JetBlue. A United, que também se recuperou lentamente da paralisação da CrowdStrike, embora muito mais rápido do que os cinco dias que a Delta levou, teve a segunda maior taxa de cancelamento no mês passado, com 3,4%.
Por outro lado, a Southwest, que não teve impacto operacional com a interrupção, liderou com uma taxa de cancelamento de apenas 0,57%.
A Delta cancelou quase 6.500 voos nos cinco dias seguintes à paralisação da CrowdStrike, disse a Cirium, respondendo por dois terços dos cancelamentos relacionados à CrowdStrike globalmente. (Em um registro regulatório em 8 de agosto, a Delta colocou esse número em “aproximadamente 7.000”. A transportadora também disse que os planos de viagem foram interrompidos para 1,3 milhão de clientes.)
A falha na atualização de software da empresa de segurança cibernética afetou principalmente as companhias aéreas que dependem muito dos sistemas Microsoft Windows, como a Delta.
As 10 companhias aéreas norte-americanas monitoradas pela Cirium, que incluem a Air Canada e a WestJet, além das transportadoras dos EUA, viram sua contagem combinada de atrasos de voos aumentar em 98% entre junho e julho, para um total de 23.393.
O Alasca foi o mais pontual, com uma taxa de pontualidade de 77,51%. A United e a Delta, apesar de seus números de cancelamentos mais baixos do setor, ficaram em segundo e terceiro lugar na América do Norte em desempenho pontual nos voos que operaram. A taxa de pontualidade da United foi de 73,12% e a da Delta foi de 72,36%.
A Spirit ficou em último lugar entre as transportadoras dos EUA com uma taxa de pontualidade em julho de 65,19%. A WestJet foi ainda pior, registrando um desempenho de pontualidade de 60,85%, além de uma taxa de cancelamento de 5,98%.



