Coruripe referência em Educação
Coruripe é o primeiro município do Brasil com 50 mil habitantes que ocupa o 4º lugar no ranking geral. O município tem as únicas duas escolas do Estado com nota dez. A atual administração conseguiu recuperar a aprendizagem no pós-pandemia e nivelar nossa educação: todas as nossas escolas tiveram nota acima de 9 ️.
Fundef
O governador Paulo Dantas assinou, o Projeto de Lei, de origem governamental, que versa sobre os precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A solenidade, que ocorreu no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió, também contou com a presença da secretária-executiva de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria Gevam Amorim, além de servidores da rede estadual de ensino.
Resultado
O projeto é resultado não apenas da bem-sucedida conciliação entre Estado e Governo Federal, mas também da estreita relação construída junto aos demais atores envolvidos e que se debruçaram sobre o tema ao longo dos últimos meses. Para isso, o Governo de Alagoas institui um Grupo de Trabalho, que debateu as nuances do Fundo, sendo composto por representantes da Seduc, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Governo (Segov), Gabinete Civil e AL Previdência, além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal).
Assembleia Legislativa
Com a assinatura, o PL será remetido à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), sendo submetido à apreciação pelos deputados estaduais. “Este é mais um marco para a Educação de Alagoas, demonstrando a preocupação do governador Paulo Dantas com a valorização do magistério. É uma conquista que se soma a tantas outras que temos obtido nessa gestão, a exemplo da revisão do Plano de Cargos e Carreira”, salienta a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
Eleições
Representantes da Polícia Militar de Alagoas estiveram reunidos com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Klever Rêgo. O encontro aconteceu na sede do TRE-AL e discutiu os últimos ajustes para a elaboração do plano de policiamento das eleições municipais, em outubro deste ano.
Locais de votação
Durante a conversa, o presidente do Tribunal entregou um documento listando todos os locais de votação no estado, além das zonas eleitorais e os responsáveis por suas coordenações. As informações irão auxiliar a PM na confecção das escalas de serviço e distribuição do efetivo policial.
Parceria com PM
De acordo com o chefe da 3ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Henrique, o plano já está em fase final de elaboração. “O plano de policiamento é um instrumento importante para garantir um pleito tranquilo em todos os municípios do estado. Ele serve de base para que o Comando Geral determine as diretrizes que serão cumpridas pelos comandos regionais. A partir disso, a Operação Eleições é executada”, explicou.
Avanços
Uma parceria entre a PM-AL e o TRE viabilizou a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência em crimes eleitorais pela corporação. A capacitação teve início no último dia 25 de julho e tem como objetivo diminuir a burocracia durante a identificação e punição de práticas criminosas nos locais de votação.
TJAL em Arapiraca
Realização de exames de citologia, imunização e atualização do CadÚnico são alguns dos serviços que fizeram parte da programação da Arena do Empoderamento Feminino de Arapiraca. O evento, realizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), na última sexta-feira (16) com serviços de saúde, jurídicos e de embelezamento, além de oficinas profissionalizantes.
Parceiros
Em parceria com o sistema Fecomércio, Cesmac e instituições públicas e privadas de Arapiraca, a Arena busca movimentar o Agreste do estado levando a mensagem do combate à violência doméstica e familiar e do empoderamento feminino. A juíza Eliana Acioly Machado, coordenadora da Mulher do TJAL, ressaltou a união de esforços para acolher e empoderar todas as mulheres, da capital ao interior.
Mãos Unidas em Penedo
O projeto “Mãos Unidas – Onde há fé, há esperança” foi criado há alguns anos com o objetivo de ajudar moradores das proximidades da Mata Atlântica com a distribuição de sopa e pão, principalmente em dias frios. Para a produção das sopas, os organizadores contam com o apoio dos ribeirinhos que lutam por dias melhores para quem mais necessita, como doações de pães, verduras, legumes, condimentos, miúdos de frango e ossos de carne.