A GOL Linhas Aéreas é a Companhia Aérea oficial do espetáculo Ficções, peça teatral idealizada pelo empreendedor cultural Felipe Heráclito Lima e escrita e encenada por Rodrigo Portella. O monólogo, que marca a volta da atriz paulista Vera Holtz aos palcos após hiato de três anos, é um grande sucesso de público que iniciou no Rio de Janeiro e encerrou a temporada com casa cheia no Teatro Faap, em São Paulo, no dia 28 de julho. Agora, segue para 9 capitais e cidades do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste: Salvador, Maceió, Recife, Campina Grande, Natal, Fortaleza, São Luís, Goiânia e Ribeirão Preto.
Assim como é apoiadora dos esportes, a GOL, que nasceu em 2001 com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, acredita no poder transformador da cultura e das artes, daí o comprometimento da maior Companhia Aérea do Brasil com a valorização e a difusão da cultura brasileira.
Ficções (@ficcoesespetaculo) tem como ponto de partida o best seller “Sapiens – Uma breve história da humanidade” (ed. Companhia das Letras), livro de 2014 do filósofo, professor e autor israelense Yuval Noah Harari. O encenador Rodrigo Portella busca levantar questionamentos sobre o que é verdade e o que é ficção na história evolutiva do Homo sapiens, espécie que, com seu potencial criativo e capacidade de cooperação, é supostamente superior às demais espécies animais. Mas, afinal, estamos felizes com os caminhos trilhados nessa trajetória e com a própria condição humana?
Portella ainda estabelece relações da obra de Harari com as artes cênicas propriamente ditas, cujas narrativas podem retratar, interpretar ou reinventar o mundo real. Tanto que presenciamos uma Vera Holtz fragmentada e ao mesmo tempo uníssona: ela vive diferentes personagens de Sapiens e outros que são construídos com a participação da plateia, num espetáculo colaborativo e, sobretudo, humano – ideia reforçada por equipamentos à vista, em cena, assim como as pessoas do backstage. A performance e a trilha sonora original são de Federico Puppi e o figurino, de João Pimenta.
“É uma honra para a GOL ser a Companhia Aérea oficial do monólogo Ficções, protagonizado por uma atriz e diretora da grandeza de Vera Holtz e sucesso de público por onde passou. Transportar com comodidade e Segurança os profissionais e equipamentos que farão esse espetáculo acontecer pelo Brasil afora nos traz enorme alegria, com a certeza de que a GOL reforça assim o seu papel de reverenciar e expandir a cultura brasileira”, disse Carla Fonseca, vice-presidente da GOL e CEO da Smiles.
“As empresas estarem juntas das artes, no exercício da descentralização da cultura, é a melhor ação de comunicação que elas podem fazer. E estamos muito felizes de podermos levar ‘Ficções’ para mais capitais”, comemorou a atriz Vera Holtz.
Confira as capitais e cidades que vão receber o espetáculo Ficções a partir de agosto de 2024:
Salvador (BA): de 29 a 31 de agosto e 1º de setembro. Teatro Sesc Comércio, de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
Maceió (AL): de 6 a 8 de setembro. Teatro Deodoro, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
Recife (PE): de 10 a 12 de setembro. Teatro do Parque, de terça a quinta, às 20h.
Campina Grande (PB): de 19 a 21 de setembro. Teatro Facisa, de quinta a sábado, às 20h.
Natal (RN): dias 25 e 26 de setembro. Teatro Riachuelo, quarta e quinta, às 20h.
Fortaleza (CE): de 3 a 5 de outubro. Cineteatro São Luiz, de quinta a sábado, às 19h.
São Luís (MA): de 11 a 13 de outubro 24. Teatro Arthur Azevedo, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
Goiânia (GO): de 8 a 10 de novembro. Teatro Goiânia, sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 18h.
Ribeirão Preto (SP): dias 15 e 16 de novembro. Theatro Pedro II, sexta e sábado, às 20h.