O Ministério do Turismo é apoiador de um dos maiores eventos de off road das Américas: o Rally dos Sertões, que acontece anualmente desde 1993. O patrocínio, com o valor de R$ 250 mil, tem o objetivo de estimular o fluxo turístico nos locais onde passarão os veículos, entre carros, motos, UTVs e quadriciculos. Este ano, o evento começou e terminará em Brasília (DF).
Apoiar eventos esportivos e culturais que representam as tradições brasileiras são uma prioridade para o Ministério do Turismo.
“Este é o maior evento do segmento nas Américas! São atrações como estas que nos ajudam a divulgar as belezas naturais do Brasil para todo o mundo”, comentou o ministro, Celso Sabino.
Com oito etapas, a competição, disputada em áreas inóspitas, atravessará, além da Capital Federal, os estados de Goiás e Bahia, com um percurso total de cerca de 3.500 quilômetros. Cada edição promove um roteiro diferente.
Ao longo de mais de três décadas atravessando as cinco regiões do país, o Rally dos Sertões ajudou a divulgar tesouros naturais desconhecidos da grande maioria dos brasileiros. Não será diferente na edição 2024. O roteiro neste ano vai margear o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, criado sob inspiração da jornada de Guimarães Rosa.
Em Goiás, a caravana atravessará a região Do Parque Estadual de Terra Ronca, um dos maiores sítios de cavernas e grutas do Brasil (ao todo são cerca de 260, algumas ainda não mapeadas). Nelas, as formações rochosas, cascatas e espelhos d’água criam paisagens únicas e deslumbrantes.