O Primeiro Seminário Alagoano de Resíduo da Construção e Demolição acontece no dia 19 de setembro, a partir das 8 horas, em Maceió, na sede do Sindicato da Construção Civil de Alagoas ( Sinduscon), localizado na Avenida Fernandes Lima, 1909, Bairro do Farol.
A realização é da empresa Alagoas Ambiental e Abrecon e segundo o assessor da diretoria da empresa, Tarcísio Neto, tem o objetivo de informar aos parceiros da construção civil em Alagoas, que a empresa realiza a transformação de todo tipo de material de demolição em produtos de reutilização para obras, como britas, pedras rachão e muito mais.
O primeiro seminário terá como palestrantes técnicos especializados em reaproveitamento de material de demolição do estado de São Paulo, onde este tipo de atividade está bastante disseminado e conta com tecnologia avançada para reaproveitamento de praticamente 100% do toda demolição. O evento contará também com docentes da Universidade Federal de Alagoas, do departamento de engenharia.
Segundo Tarcísio Neto, o seminário terá dois momentos, sendo o primeiro pela manhã com parte teórica na sede do Sinduscon e no segundo horário visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada no Pilar, região metropolitana de Maceió.
Economia
O assessor da Alagoas Ambiental destacou ainda que o aproveitamento do material de demolição propicia a construção que fornece o material, a oportunidade dele comprar material para obra com preços de até 40% abaixo do mercado. “Recebemos o material proveniente de demolições e restos de entulho (metralha), processamos e transformamos ele em produto para uso, com até 40% abaixo do mercado. O que otimiza os custos, dando competitividade na venda”, finalizou.