Ministério de Portos e Aeroportos, juntamente com a Autoridade Portuária de Santos (APS) e o governo do Estado de São Paulo, vai promover reuniões para sondagem de mercado, proposta conhecida como Market Sounding, para garantir a viabilidade do projeto do Túnel Santos-Guarujá.
Com o material que será disponibilizado, o setor privado poderá fazer uma análise prévia do modelo de concessão e vai poder contribuir também com elementos técnicos que poderão trazer mais eficácia para a realização do leilão.
O Market Sounding é uma prática comum no setor financeiro e é utilizado para consultar investidores sobre a viabilidade de novas emissões ou propostas. Os participantes-alvo da ação são investidores, instituições financeiras, stakeholders e demais interessados.
O formato dos encontros será one-on-one, o que significa que o investidor privado se reunirá com técnicos do Ministério, da APS, do governo de São Paulo, da Casa Civil e da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), de forma separada. No encontro, será assinado um formulário de confidencialidade para que o participante tenha a garantia de segurança e resguardo das informações trocadas.
Os estudos sobre a concessão do Projeto Túnel Santos-Guarujá foram revisados após as contribuições recebidas durante audiência pública, realizada entre 17 e 19 de abril deste ano, e foram incorporadas aos documentos preparatórios do projeto do túnel submerso. Após as contribuições, o modelo da concessão foi ajustado em relação aos estudos originais previamente divulgados.
Os novos estudos revisados estão disponíveis para consulta no link. Já os interessados no projeto devem marcar presença para o evento por meio de formulário disponível no portal do Ministério de Portos e Aeroportos.
Túnel Santos-Guarujá
O projeto prevê a construção de um túnel, instalado embaixo do mar, entre as cidades de Santos e Guarujá, ambas no estado de São Paulo. O túnel deve ter cerca de 870 m, com profundidade de 21m. Esse é o primeiro modelo de túnel embaixo do mar na América Latina.
Em março, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com o governo de São Paulo, abriu consulta pública para o projeto do túnel imerso Santos-Guarujá. Após o Market Sounding, a próxima etapa será a publicação do edital e, na sequência, o leilão da parceria público-privada (PPP), com valor de investimento estimado em R$ 5,96 bilhões. O certame está previsto para ocorrer em julho de 2025.
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A empresa vencedora será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, que permitirá o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres.