FPM 32% DE aumento
Os municípios brasileiros receberam R$ 1.389.171.888,90, na última sexta-feira (20). O valor é referente ao segundo repasse do mês de setembro, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O repasse foi 32% maior do que a repassada no mesmo período do ano passado.
Especialistas
Os especialistas em orçamento público, apontam para um cenário de recuperação, apesar de o valor ser menor do que o registrado no primeiro decêndio deste mês, quando o total foi de R$ 4.276.269.144,67. Esse decêndio é bem interessante, pois é 32% maior do que o mesmo período do ano passado, comprovando um ano de recuperação do FPM.
Municípios bloqueados
Até o último dia 5 de setembro, 13 municípios estavam bloqueados para recebimento dos valores do FPM. A lista consta no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que reúne informações referentes a execuções orçamentárias, patrimoniais e financeiras da União. Quando um município é incluído no sistema, a prefeitura fica impedida de receber qualquer ajuda financeira. Confira a lista dos municípios que estão bloqueados no momento:
Candidatos negros
Apenas 35,6% (5.275) dos candidatos às Eleições Municipais de 2024 se declaram negros. Esses candidatos estão presentes em 58% das disputas eleitorais das administrações municipais. Já os que se destacaram como brancos representam 63,6% (9.425) dos candidatos e estão presentes em 84% das disputas. Somente 1,3% dos Municípios têm algum candidato amarelo ou indígena. Os dados fazem parte da série de pesquisas temáticas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre as Eleições Municipais de 2024.
Estudo
O estudo apresenta a declaração de raça dos candidatos, suas características e a comparação com os estratos populacionais de raça. Enquanto a maioria dos candidatos se declararam brancos, o Censo Demográfico de 2022 revelou que a população autodeclarada como branca é de 43%. Já em relação aos candidatos negros, classificação do IBGE que abarca os pretos e pardos, enquanto o percentual de candidatos é de 36%, a representação da população é de 56%.
Diferenças
Essas diferenças sugerem que o retrato da sociedade é diferente entre a população e os candidatos que pleiteiam a chefia do executivo municipal. Essa diferença entre a identificação da população e a ocupação dos cargos eletivos é um obstáculo para a diversidade e a pluralidade na política.
Candidatos x população
Análise
A CNM analisou, por raça, o percentual de candidatos em relação à proporção do eleitorado e da população. Em 24 Estados os candidatos negros são subrepresentados, ou seja, a participação de negros na população é superior à sua participação entre os candidatos a prefeito.
Baixa representatividade
A baixa representatividade dos negros pode ser observada principalmente nos Municípios de Santa Catarina: enquanto 23% da população se declare negra, apenas 4% dos candidatos a prefeito se declararam negros. No Ceará, 71% da população é negra, enquanto 45% dos candidatos é negro.
Réveillon Alagoas
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) lançou, na campanha e a programação do Réveillon 24/25 em um café da manhã, no Hotel Jatiúca, para convidados, trade turístico, representantes dos principais eventos e a imprensa. Alagoas: a capital nacional do Réveillon terá uma programação para nove dias de festas, com opções de Norte a Sul do destino.
Apresentação
A solenidade foi iniciada com um café para os convidados, além da apresentação do vídeo oficial da campanha do Réveillon 24/25 e a realização da coletiva de imprensa. De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o evento foi importante para reforçar como o estado se tornou a capital nacional do Réveillon, garantindo impactos positivos tanto para o setor, como para a economia local.