O Governo Paulo Dantas promove o III Encontro Estadual de Museus de Alagoas nesta sexta-feira, 27, das 9h às 17h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O evento reunirá profissionais do setor museológico, representantes do Ministério da Cultura, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Sistema Brasileiro de Museus e Sistema Alagoano de Museus.
A ação da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) faz parte do programa (Re)conexões, que integra as atividades do Sistema Brasileiro de Museus, coordenado pelo Ibram. O programa busca promover um canal de diálogo contínuo entre o campo museal e a sociedade, com o objetivo de construir políticas públicas museológicas. Na edição de 2024, o foco está na consulta pública para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus, que abrangerá o decênio de 2025 a 2035, sendo um documento estratégico para o planejamento do setor no Brasil.
As contribuições coletadas durante o encontro, por meio dos diálogos com as instituições museológicas e a sociedade, serão sistematizadas e levadas à votação no 8º Fórum Nacional de Museus, que acontecerá em Fortaleza, em novembro deste ano. A participação de museus, instituições de memória, redes, coletivos, e grupos sociais será fundamental para garantir que todos sejam protagonistas na construção e fortalecimento das políticas públicas museológicas.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância do evento. “O Encontro Estadual de Museus é uma oportunidade para consolidarmos Alagoas como referência na preservação do patrimônio cultural. A troca de experiências e o fortalecimento das políticas públicas para os museus são fundamentais para que possamos avançar na democratização do acesso à cultura e na valorização de nossas memórias coletivas”, disse.
A programação do evento inclui apresentações culturais, mesas redondas e grupos de trabalho. Destaque para a apresentação cultural da Mestra Zeza do Coco, a mesa-redonda “Museu Inspiração de Alagoas” com representantes de museus alagoanos e a formação de grupos de trabalho que debaterão temas estratégicos para o futuro do setor museológico no estado.
Confira a programação completa
9h – Abertura com apresentação cultural da mestra Zeza do Coco
9h30 – Falas institucionais com representantes do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Sistema Alagoano de Museus (SAM) e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SECULT Alagoas)
10h – Mesa redonda: Museu Inspiração de Alagoas
Participação: Museu do Tribunal de Justiça de Alagoas com Irina Vegar; Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa (Pão de Açúcar) com o Dr. Igor Rodrigues; Expografia museal com Werner da Núcleo Zero; Educação Patrimonial com a arquiteta Adriana Guimarães
11h – Apresentação do Plano Setorial – IBRAM
12h – Almoço
13h – Formação dos grupos de trabalho
GT 1: EIXO – Fomento, sustentabilidade e economia dos museus
Moderador: Professor Dr. Filipe Cavalcanti (MHN)
Relatora: Museóloga Hildênia Oliveira (MTB)
GT 2: EIXO – Identidade, patrimônio, memória e educação
Moderador: Professor Dr. Jorge Luiz (UFAL)
Relatora: Sociólogo Lucas Bernandes (IPHAN)
GT 3: EIXO – Democratização, participação social e institucionalização do campo museal.
Moderador: Turismólogo Henrique Dantas
Relatora: Bibliotecária Ma. Mira Dantas (SAM)
GT 4: EIXO – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política museal.
Moderador: Dr. Igor Luiz Rodrigues (Museu Pão de Açúcar)
Relatora: Museóloga Cíntia Rodrigues (MHN)
16h – Apresentação e deliberação dos Grupos de Trabalhos (GTs)
17h – Encerramento
Por: Agência Alagoas