Teve início, no sábado, 28, a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, Argentina, e o Brasil é o país homenageado na edição deste ano. A ação de promoção do país no maior mercado emissor para o Brasil foi possível graças às diversas articulações do ministro do Turismo Celso Sabino.
“Eu não poderia deixar de estar aqui para celebrar a união, a paz e todo o progresso que só o turismo pode fazer. Esta é uma oportunidade única e temos que usar esta potente força que só o turismo tem para aproximar ainda mais. A realização dessa FIT, que tem o Brasil como país homenageado, é uma honra”, destacou o ministro Celso Sabino durante seu discurso de abertura.
Com o reconhecimento do potencial turístico nacional, o Brasil leva para a Argentina cultura, culinária, paisagens deslumbrantes e destinos prontos a oferecer tudo que os turistas querem conhecer pelo país. Em sua 28ª edição, a FIT é um espaço de encontro que fortalece relações profissionais e potencializa oportunidades para o setor do turismo.
No estande brasileiro, os visitantes estão tendo a oportunidade de ter contato com a cultura, a gastronomia e a natureza do nosso país. Também estamos mostrando aos profissionais do turismo e à população argentina, todas as possibilidades de promoção de destinos e as oportunidades turísticas dos estados e municípios brasileiros, além de suas operadoras de turismo.
RIO GRANDE DO SUL – Ainda durante o primeiro dia de FIT, o ministro Celso Sabino participou do lançamento da campanha promocional do Rio Grande do Sul. O estado, que foi afetado por fortes chuvas em maio, está pronto para receber os turistas argentino e tem apostado no turismo para a reconstrução da economia gaúcha.
“O turismo tem a força e o potencial de reconstruir um destino, e tenho certeza de que isso acontecerá no Rio Grande do Sul”, concluiu Sabino.
INVESTIMENTOS – Na próxima segunda-feira (30.09), o Ministério do Turismo promove o evento “Atração de Investimentos para o Brasil”. O encontro tem o objetivo de promover o potencial econômico e turístico do país, destacando as oportunidades de investimento em diversos destinos nacionais.
Entre as informações que serão apresentadas, destaque para o bom momento vivido pelo setor no país e as perspectivas de crescimento. Como o faturamento de R$ 95,3 bilhões no primeiro semestre, geração de 315 mil empregos de janeiro de 2023 até o momento, crescimento de 14,49% do número de turistas internacionais de janeiro a agosto, em comparação com o ano passado, dentre outros.