Notícias

Oferta de assentos cresce 12% na alta temporada de verão

As companhias aéreas ABAETÉ, AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS estão disponibilizando 29,8 milhões de assentos para voos domésticos e internacionais na alta temporada de verão, que se inicia em 15 de dezembro e vai até 28 de fevereiro. O número representa um acréscimo de 12% em relação à temporada passada. Ao todo, são 184 mil voos*. Os números foram anunciados em evento que marcou a renovação do programa “Conheça o Brasil: Voando”, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e companhias aéreas para impulsionar o setor aéreo no país a partir de ações como stopover, promoção de novos destinos e plotagem de aeronaves.

“Essa oferta demonstra a retomada sólida do setor. As empresas estão demonstrando sua confiança e aposta com mais investimentos para ampliação de malha, destacadamente no internacional. Voltamos a transportar mais de 100 milhões de passageiros no ano passado, o que já indicava o potencial de crescer mais. Nossas associadas aumentaram a quantidade de voos em todas as regiões do Brasil, e isso mostra que estamos no caminho certo para transportar cada vez mais passageiros e tornar o modal aéreo cada vez mais democrático”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

“Esse aumento de capacidade está alinhado com o objetivo do setor de facilitar o acesso dos brasileiros aos destinos turísticos e promover o país como um destino atrativo tanto para os nossos cidadãos quanto para os visitantes internacionais”, completou o gerente de Relações Institucionais da ABEAR, Renato Rebelo.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o crescimento da oferta indica a retomada da economia brasileira. “Quem passa pelos aeroportos no Brasil vê que o brasileiro está viajando pelo país. Quando esse cidadão está fazendo turismo é porque a economia está respondendo, as coisas estão realmente avançando”, disse.

O secretário de Aviação Civil, Tomé Franca, destacou o cenário atual do setor e expectativa de mais brasileiros voando. “Estamos há três anos consecutivos com a taxa de ocupação dos aviões crescendo. Queremos encerrar 2024 com a taxa de 84%. Isso significa juntar o Brasil, unir os destinos, fazer com que o país possa crescer e que tenha mais oportunidades para todos”, afirmou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, parabenizou o empenho do setor e destacou a importância do modal aéreo para o turismo internacional. “As empresas aéreas são decisivas para que a gente consiga ter a chegada de turistas estrangeiros aqui. Sabemos da importância do mercado da América Latina, por exemplo, da Argentina, que é o nosso principal país emissor de turistas, mas é crescente o Brasil enquanto destino para todos os mercados”, afirmou.

A região Sudeste terá um incremento de assentos de 16,1%, com destaque para a retomada de voos internacionais no Rio de Janeiro e Minas Gerais e o crescimento do doméstico no Espírito Santo. No Sul, o crescimento será de 6,5%, com Santa Catarina ofertando o dobro de assentos internacionais que o ano passado. No Nordeste, as empresas também apostam na retomada internacional, com Ceará crescendo 57,7% e Pernambuco, 42,7%. No Centro-Oeste, a variação é de 14,8%, com Mato Grosso do Sul aumentando em mais de 25% a oferta doméstica. Já na região Norte, as empresas elevaram a disponibilidade de bilhetes no Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Artigos relacionados
Notícias

Turismo deve movimentar maior valor dos últimos dez anos na alta temporada, totalizando R$ 157 bilhões

Atividades ligadas ao turismo brasileiro deverão faturar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, período considerado…
Notícias

Cursos técnicos gratuitos abrem portas para carreiras na aviação

Tiveram início na segunda-feira, 11, as aulas dos cursos técnicos gratuitos em manutenção aeronáutica para alunos de baixa renda do…
Notícias

MTur anuncia mil vagas para cursos em gastronomia 

Com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), os ministros do Turismo, Celso Sabino, e da Secretaria…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :