Destaques

Óbidos e Santa Cruz da Graciosa são escolhidas as melhores vilas turísticas portuguesas de 2024

As portuguesas Óbidos e Santa Cruz da Graciosa juntam-se à lista das 55 novas Melhores Vilas Turísticas pela ONU Turismo 2024. Estas Best Tourism Villages by UN Tourism consolidam a sua posição como atores-chave no turismo sustentável e no desenvolvimento comunitário.

Nesta quarta edição, 55 vilas de todas as regiões do mundo receberam o reconhecimento, escolhidas entre mais de 260 inscrições de mais de 60 Estados-Membros do Turismo da ONU. Outras 20 vilas foram escolhidas para se juntar ao programa de atualização. A iniciativa não só reconhece as realizações notáveis ​​destas aldeias, como também destaca o poder transformador do turismo

“O turismo é uma ferramenta vital para inclusão, capacitando comunidades rurais a proteger e valorizar a sua rica herança cultural, enquanto impulsiona o desenvolvimento sustentável”, afirmou o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, para defender que “a iniciativa Best Tourism Villages não apenas reconhece as realizações notáveis ​​dessas vilas, mas também destaca o poder transformador do turismo. Ao alavancar os seus ativos únicos, essas comunidades podem promover o crescimento económico, promover tradições locais e melhorar a qualidade de vida dos seus moradores”.

Neste sentido, segundo o dirigente, “celebramos as vilas que adotaram o turismo como um caminho para o empoderamento e o bem-estar da comunidade, demonstrando que práticas sustentáveis ​​podem levar a um futuro mais brilhante para todos.”

A iniciativa Best Tourism Villages by UN Tourism foi lançada em 2021 para promover o papel do turismo em áreas rurais, preservando paisagens, diversidade cultural, valores locais e tradições culinárias. Faz parte do Programa de Turismo para o Desenvolvimento Rural da ONU, que trabalha para promover o desenvolvimento e a inclusão em áreas rurais, combater o despovoamento, promover a inovação e a integração da cadeia de valor através do turismo e incentivar práticas sustentáveis.

Tal como nas edições anteriores, as aldeias foram avaliadas em nove áreas principais: Recursos Culturais e Naturais; Promoção e Conservação de Recursos Culturais; Sustentabilidade Económica; Sustentabilidade Social; Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento do Turismo e Integração da Cadeia de Valor; Governança e Priorização do Turismo; Infraestrutura e Conectividade; e Saúde, Segurança e Proteção.

Por sua vez, a Best Tourism Villages (BTV) Network cresce a cada ano e, com o anúncio de seus 75 novos membros, 254 vilas agora fazem parte da maior comunidade de destinos rurais do mundo.

A chamada para inscrições para a quinta edição ocorrerá no início de 2025, abrindo uma nova oportunidade para destinos rurais partilharem as suas iniciativas inspiradoras e obterem reconhecimento global como campeões do desenvolvimento rural.

Artigos relacionados
Destaques

Las Vegas: pista de patinação no terraço do Venetian é inaugurada

Deslizar no gelo não é a única maneira dos patinadores viajarem em Las Vegas neste inverno. O Flipper’s Roller Boogie Palace foi…
Destaques

SP assina protocolo de intenções para o desenvolvimento do Caminho do Peabiru

O Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), assinou…
Destaques

Município de Piranhas (AL) recebe carreta-escola do programa Escola do Turismo

O município de Piranhas, no Sertão alagoano, recebe este mês a Carreta-escola, que leva cursos de gastronomia de curta duração…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :