MEIO AMBIENTE

Lançado edital para serviços de visitação em unidades de conservação

O Ministério do Turismo, em parceria com a UNESCO e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou um novo edital para a elaboração de estudos técnicos visando a estruturação de serviços de apoio à visitação em unidades de conservação federais, especificamente nas Florestas Nacionais de Ipanema, em São Paulo, e de Passa Quatro, em Minas Gerais. As empresas interessadas têm até o dia 13 de janeiro de 2025 para submeter suas propostas por meio da plataforma de licitações da UNESCO (Acesse AQUI).

A iniciativa busca promover o turismo sustentável nessas áreas, conciliando a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico local.

“A diretriz do ministro do Turismo, Celso Sabino vai em direção a apoiarmos o turismo sustentável, que é uma das ferramentas mais poderosas que temos para proteger o patrimônio natural e cultural do nosso país, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local”, destacou o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral.

O edital prevê a realização de avaliações comerciais e estudos de demanda sobre os potenciais serviços de apoio à visitação, além de projetos conceituais de engenharia e arquitetura para a implementação de infraestruturas associadas a esses serviços. Também estão incluídos estudos de viabilidade econômica e financeira e a proposição de instrumentos de permissão para os serviços identificados.

O Ministério do Turismo reforça que essa iniciativa é um marco importante para o fortalecimento do ecoturismo no Brasil. “Nosso compromisso é oferecer experiências únicas para os visitantes, enquanto protegemos e valorizamos as riquezas naturais do país”, reforçou Sobral.

Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem visitar o site oficial da UNESCO dedicado às licitações.

Artigos relacionados
AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Portugal: aeroporto Francisco Sá Carneiro já utiliza biocombustíveis

A energética portuguesa PRIO, a Portway, empresa de handling da ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, e a Beyond…
AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Programa da Aena incentiva voos mais sustentáveis em Congonhas

Em 2024, o Aeroporto de Congonhas registrou um aumento de 17% na participação de voos realizados com aeronaves mais sustentáveis…
LEVANTANDO ÂNCORASMEIO AMBIENTE

MSC Foundation apoia novas e valiosas pesquisas sobre espécies de corais em risco de extinção

A MSC Foundation está apoiando uma nova e valiosa pesquisa da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas™ da União Internacional para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :