AEROPORTOS

Campanha “Embarque Numa Boa” conscientiza passageiros sobre inspeção de segurança nos aeroportos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lança a campanha “Embarque Numa Boa: segurança e respeito em cada inspeção” com o objetivo de informar e conscientizar os passageiros sobre os procedimentos de inspeção de segurança nos aeroportos brasileiros. A iniciativa, que ocorrerá ao longo de dezembro e janeiro, vai reforçar a importância da colaboração de todos durante os processos de segurança, fundamentais para garantir a proteção de viajantes e do setor aéreo.

O objetivo é fornecer informações detalhadas sobre como as inspeções de segurança são realizadas, desde o uso dos pórticos detectores de metais, raio-x para inspeção de malas e mochilas, até a seleção aleatória do usuário para a busca manual, que é a revista minuciosa do passageiro e dos seus pertences. O material informativo traz orientações e cuidados especiais para a revista de crianças, animais de estimação e passageiros com necessidade de atendimento especial.

A campanha explica quais são os procedimentos padronizados ao mesmo tempo em que se permite identificar possíveis situações realizadas de forma abusiva ou fora do padrão, ajudando a identificar casos de racismo e discriminação.

A Anac estabelece as regras de segurança que devem ser aplicadas no momento da inspeção pelos Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apac). Esse profissional é certificado pela Agência, de acordo com padrões de treinamento e desempenho, para realização dos procedimentos de inspeção e garantir a segurança nos aeroportos. Os procedimentos normatizados são reconhecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), e o Brasil é considerado um dos países com maior nível de segurança do mundo.

A campanha é uma ferramenta para assegurar que todos os passageiros sejam tratados com respeito, independentemente de raça, gênero, religião ou aparência física.

Desenvolvida em parceria com o Ministérios da Igualdade Racial (MIR), das Mulheres (MMulheres), do Turismo (Mtur), dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e de Portos e Aeroportos (Mpor), concessionárias de aeroportos, empresas aéreas e associações do setor, a iniciativa reflete o compromisso da promoção de um ambiente seguro e livre de preconceitos. O projeto integra o programa da Anac Asas para Todos, voltado à diversidade, inclusão e formação no setor aéreo.

Para mais informações, acesse o hotsite da campanha “Embarque Numa Boa: segurança e respeito em cada inspeção” e fique por dentro das iniciativas que buscam garantir sua segurança e conforto ao viajar.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Aena lança chatbot que informa status de voos pelo WhatsApp

A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, avança na modernização de seus serviços com o lançamento do…
AEROPORTOS

Sudeste domina os céus do Brasil com 47% dos passageiros do mercado doméstico em 2025

O transporte aéreo brasileiro em 2025 teve um protagonista absoluto: a Região Sudeste. Sozinha, ela concentrou aproximadamente 47% dos passageiros…
AEROPORTOS

Leilão do Aeroporto do Galeão avança com início de roadshow para investidores

Ministério de Portos e Aeroportos deu início ao processo de leilão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro,…