Notícias

Reunião debate investimentos e novas rotas na aviação brasileira

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, recebeu a visita do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. O encontro teve como objetivo a apresentação do diplomata francês e uma conversa sobre parcerias e investimentos no setor de aviação e nos portos brasileiros. O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, também participou da reunião.

“Brasil e França têm relações muito estreitas, e a França desempenha um papel relevante nos investimentos e no turismo brasileiro”, destacou Costa Filho. “Para nós, é muito positivo construir uma relação de diálogo permanente com esse país amigo. Agora, além das parcerias importantes que já temos no setor portuário, queremos expandir essa cooperação para a aviação brasileira”, afirmou.

O embaixador francês ressaltou os investimentos das empresas francesas no Brasil e reforçou o interesse do país europeu em ampliar negócios com os brasileiros. “Nossos países mantêm relações muito próximas, e o Brasil está entre as prioridades das companhias aéreas da França”, afirmou Lenain. Ele lembrou que a Air France inaugurou uma linha de voo para Salvador, na Bahia, e duplicou a frequência de voos para Recife (PE) e para o Rio de Janeiro.

Emmanuel Lenain também demonstrou interesse no calendário de concessões dos portos e aeroportos brasileiros. A conversa entre as autoridades gerou a perspectiva de um possível acordo de cooperação entre os dois países no âmbito do transporte marítimo. “Essa parceria pode abrir caminho para novas rotas aéreas entre Brasil e França”, afirmou o ministro.

Meio ambiente e turismo internacional
A sustentabilidade foi outro tema abordado durante a reunião, com destaque para os corredores verdes nos portos brasileiros e o uso de combustíveis sustentáveis, como o SAF (Sustainable Aviation Fuel), biocombustíveis e etanol. Costa Filho explicou que, no Brasil, até 2027, 1% da aviação deverá utilizar o SAF, e, até 2050, esse percentual deverá alcançar 10%. “Isso está alinhado com a agenda de sustentabilidade e a economia verde que queremos consolidar no Brasil, posicionando o país como um ator importante nesse cenário”, enfatizou o ministro.

O secretário Tomé Franca destacou a localização estratégica de Recife, em Pernambuco, situada no centro do Nordeste. Segundo ele, a cidade funciona como um hub para companhias aéreas que conectam a região Nordeste a outras capitais do Brasil. “Estamos implementando o Programa de Turismo Internacional (PATI) para atrair voos internacionais para o Nordeste em um primeiro momento. Apresentaremos um edital público para a Air France, permitindo sua participação, enquanto o governo federal oferece incentivos às operadoras interessadas nessas rotas”, explicou Franca.
Ele também mencionou os investimentos federais no Bloco Norte, que abrange oito aeroportos, além do programa AmpliAR, cujo objetivo é reequilibrar os contratos originais das concessionárias para ampliar os investimentos em aeroportos regionais do país.

Investimentos franceses
No setor da aviação, a concessionária francesa Vinci Airports administra os aeroportos de Salvador, Porto Velho, Boa Vista e Manaus, além de outros aeroportos regionais. Grande parte da frota de aeronaves da Latam que opera no Brasil é fabricada pela Airbus, empresa com sede na França. Em 2024, as operações aéreas entre Brasil e França registraram uma média mensal de 334 voos e 94,7 mil passageiros em rotas regulares.

No setor portuário, a francesa Louis Dreyfus Company (LDC) realiza diversas operações em portos como Santos, Paranaguá, Vila do Conde e Santarém. Em 2024, o grupo francês CMA CGM adquiriu a Santos Brasil por R$ 13 bilhões, passando a operar um dos maiores terminais do Porto de Santos. A empresa é a terceira maior operadora de navios de contêineres do mundo. Além disso, a Mercosul Line, uma das quatro empresas de transporte marítimo de contêineres que atua na cabotagem brasileira, é uma subsidiária da CMA CGM.

Artigos relacionados
Notícias

Passageiros enfrentam fila no café da manhã do MSC Grandiosa

Em uma rede social um passageiro do navio de cruzeiro MSC Grandiosa registrou a formação de uma longa fila para…
Notícias

França: eco-taxa para a aviação será duplicada a partir de março

O governo francês quer aumentar para mais do dobro o valor da eco-taxa cobrada nos voos com partida de França…
Notícias

Pesquisa aponta que brasileiros consideram o turismo importante para criação de empregos

O turismo, além de ser uma atividade de lazer e enriquecimento cultural, é um motor econômico, responsável pela criação de…