Notícias

Voa Brasil completa um ano com 344 aeronaves lotadas de aposentados

Lançado há exatamente um ano pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o Programa Voa Brasil atingiu nesta quarta-feira cerca de 45 mil reservas de passagens de até R$ 200 para aposentados do INSS. O número seria suficiente para lotar mais de 344 aeronaves com os beneficiados, movimentando 87 aeroportos de todos os estados.

O Voa Brasil foi lançado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do MPor em parceria com as companhias aéreas, que se comprometeram a disponibilizar passagens no site gov.br/voabrasil durante o primeiro ano do programa. A ideia era ofertar passagens ociosas e em baixa temporada para dar acesso a aposentados que não haviam viajado nos últimos 12 meses.

“O programa dá oportunidade a este grupo de brasileiros de ter acesso ao transporte aéreo nacional e isso é muito positivo”, avalia Tomé Franca, secretário de Aviação Civil e ministro em exercício. “O Voa Brasil resgata a autoestima do aposentado, dá a possibilidade de fazer uma primeira viagem de avião ou mesmo de rever parentes que não via há anos”.

Entre os destinos mais procurados nestes 12 meses de programa estão, pela ordem: São Paulo (12.771 passageiros), Rio de Janeiro (3.673), Recife (3.509), Brasília (3.000), Fortaleza (2.843), Salvador (2.601), João Pessoa (1.587), Maceió (1.507), Belo Horizonte (1.254) e Natal (1.150).

As regiões Sudeste e Nordeste concentraram, respectivamente, 43 e 40% do total de reservas efetuadas desde o início do programa. A terceira região mais procurada pelos aposentados foi o Centro-Oeste (8%), seguida pelo Sul (5%) e pelo Norte (3%).

No total, foram 510 trechos diferentes procurados pelos aposentados, sendo os mais movimentados entre a capital paulista e as capitais nordestinas, Recife, Salvador, Maceió, Fortaleza e João Pessoa (ida e volta). Há trechos de longa distância, como Porto Alegre/Recife ou São Paulo/Fernando de Noronha (quatro horas de voo), e trechos curtos, como a Ponte Aérea Rio/São Paulo ou dentro do mesmo estado, como Salvador/Porto Seguro.

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…