Na zona ribeirinha de Gaia o Vinho do Porto fala mais alto. É figura principal que sobe ao palco em caves, lojas e restaurantes, incluindo nos dias de maior calor. Assim, para o pico do verão, o Kopke Group sugere um conjunto de espaços onde o enoturismo é rei, a começar pela Casa Kopke que reabriu recentemente ao público após obras de renovação com uma nova identidade: uma “livraria de vinhos”, com destaque para diferentes referências daquela que é a marca de vinho do Porto mais antiga.
O espaço que apresenta uma estética museográfica distribui-se por três pisos, cada um com propósito diferente. Nele é possível tirar partido de diferentes provas de vinho, do Pack Clássico (S. Luiz DOC Branco, S. Luiz DOC Tinto, Dry White, Reserva Ruby e 10 Anos Tawny, por 28 euros por pessoa) ao Pack Excelência (Vintage, Colheita 2004 White, 30 Anos White, 40 Anos Tawny e Colheita 1967 Tawny, por 78 euros por pessoa). A estas experiências soma-se a possibilidade de provar vinho a copo, com muitas referências disponíveis, entre vinhos DOC Douro (provenientes da Quinta de São Luiz) e vinhos do Porto Kopke – White, Tawny e Ruby. As mais de 30 referências a copo podem ser acompanhadas por petiscos pensados para a ocasião, sendo que também é possível escolher entre uma prova de azeite e uma aguardente velha com o selo da marca Kopke.
Com uma vista privilegiada para o casario portuense, o Sky Bar do novo hotel Tivoli Kopke Porto Gaia é de paragem obrigatória. Ligeiramente acima da linha ribeirinha de Gaia, as modernas instalações tiram partido de uma profunda reabilitação das antigas caves de vinho do Porto da Kopke. O Sky Bar serve de complemento aos restaurantes com a assinatura de Nacho Manzano e é o local onde os hóspedes e não hóspedes podem desfrutar de cocktails exclusivos e de assinatura, incluindo aqueles desenhados a partir do vinho do Porto. Dos Wine Cocktails aos Signature Cocktails, onde se inclui o Kopke Negroni ou o “Traçadinho”, sem esquecer os Classic Cocktails, opções não faltam para refrescar o palato na companhia de uma paisagem que tira partido da beleza cénica da Invicta. Trocando as alturas do Sky Bar pela proximidade ao rio, na esplanada das Caves Cálem, as caves de vinho do Porto mais visitadas, também é possível escolher entre vários cocktails, possíveis de serem bebericados na esplanada ou adquiridos em formato take away. Seja no Wine bar das caves ou na zona exterior, destaque para seis cocktails que constam na extensa carta, todos com o selo da Cálem – Port Lemon Tear, Spicy Port, Berry Port, Passion Port, Cinnamon Port e Coke Port, sem esquecer o tradicional Tonic Port.
Da Cálem para as Caves Burmester, onde há provas de vinho a partir dos 19 euros e até aos 40 euros por pessoa, sempre com várias referências da casa. A essa opção junta-se a carta de vinho a copo, que permite ficar a conhecer a diversidade da marca, dos vinhos tranquilos aos fortificados, incluindo colheitas de distintos anos (o mais antigo datado de 1975). Agora à mesa do restaurante Uva by Cálem, virado que está para o rio e para os barcos rabelos que o atravessam, multiplicam-se as opções de Sangria, com destaque para aquela feita com vinho do Porto, mas também os vinhos a copo, incluindo as referências produzidas na duriense Quinta de São Luiz e os Porto Tawny 10 anos, LBV ou Vintage 2012. Já na Wine Shop Santa Marinha são vários os packs de prova, dos 18 aos 50 euros, com opções das diferentes marcas que integram o Kopke Group, incluindo a Barros, cujos vinhos do Porto podem inclusivamente serem provados a copo e/ou comprados à garrafa. A acompanhar a diversidade de provas, os aperitivos: desde uma cuidada seleção de queijos portugueses aos filetes de atum em azeite, sem excluir as azeitonas e batatas fritas.



