AEROPORTOSNotícias

Greve de controladores de voo pode paralisar aeroportos no Brasil

A greve anunciada pelos controladores de voo com paralisações a partir dessa semana, entre os dias 24, 26 e 30 de setembro, além de 02 de outubro, pode paralisar aeroportos no Brasil.

Nos dias de greve, as operações serão suspensas entre 11h e 12h e entre 15h e 16h. O movimento busca pressionar por concursos públicos, que desde 2011 não são realizados, e melhores condições de trabalho.

Segundo o sindicato da categoria, há déficit de pessoal e jornadas exaustivas que afetam a segurança aérea. A NAV Brasil, estatal responsável por 37% dos pousos e decolagens do país, negocia acordo coletivo e já realizou 17 reuniões com os trabalhadores.

Aeroportos estratégicos do país, a exemplo do Galeão, Santos Dumont, Guarulhos e Viracopos, podem ser afetados. O Ministério Público do Trabalho tinha dado prazo até ontem, 20, para que haja acordo que evite a greve. O governo federal acompanha as negociações de perto, diante do risco de paralisação em dias de grande movimento.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Leilão do Aeroporto do Galeão avança com início de roadshow para investidores

Ministério de Portos e Aeroportos deu início ao processo de leilão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro,…
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
AEROPORTOS

Aeroportos regionais do Sudeste receberão R$ 310 milhões para modernização e segurança operacional

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destinará, no ciclo de 2026-2027, R$ 310,1 milhões em investimentos para fortalecer a…