DESTINOS

Grandes projetos no México podem dar à Royal Caribbean uma vantagem no Caribe Ocidental

A Royal Caribbean International está pronta para reformular a experiência de cruzeiros curtos no Caribe Ocidental com a abertura de dois destinos privados no México nos próximos dois anos.

E de acordo com pelo menos um consultor de viagens, a linha de cruzeiros está começando uma corrida sem concorrentes reais.

Ao estrear o Perfect Day Mexico em 2027 com um parque aquático, o rio tranquilo mais longo do mundo e quase três quilômetros de praias na Costa Maya, além de um Royal Beach Club privado que será inaugurado em Cozumel no ano que vem, a Royal Caribbean oferecerá aos passageiros de cruzeiros partindo de Nova Orleans e Galveston experiências totalmente novas, comparáveis ​​às que os passageiros que partem da Flórida vivenciam.

Os dois destinos privados do Caribe Ocidental também oferecerão aos hóspedes da Royal o dobro de paradas em destinos privados de seus dois principais concorrentes, a Carnival Cruise Line e a Norwegian Cruise Line, que já têm uma na região.

“Acredito que eles vão dominar totalmente esse mercado, porque as ilhas particulares farão a diferença”, disse Danny Genung, CEO da Harr Travel, com sede em Redlands, Califórnia, acrescentando que muitos viajantes que partem do Texas já estiveram no México “duas, três, quatro vezes. Se você fizer um cruzeiro saindo de Galveston, o itinerário será praticamente o mesmo, repetidamente”.

No Caribe Oriental, Genung acrescentou, a Royal Caribbean já está vencendo, graças à sua ilha nas Bahamas, Perfect Day at CocoCay. 

Agora, no Caribe Ocidental, ele disse: “Eles começaram uma segunda corrida da qual podem ser os únicos participantes”. 

O CEO da Cruise.com, Anthony Hamawy, também previu que os projetos da Royal Caribbean no México serão uma “grande vitória para eles”. 

“Isso abre a rota de Galveston e dá um toque diferente aos cruzeiros partindo de Galveston”, disse ele. “É uma vantagem. Cada uma dessas novidades e exclusividades que as companhias de cruzeiros oferecem acrescenta uma variável que outras companhias de cruzeiros não têm, e isso se torna uma vantagem a favor delas.”

O Perfect Day Mexico não só levará sua experiência nas ilhas das Bahamas aos cruzeiros partindo de Galveston ou Nova Orleans, mas também atrairá os viajantes que já experimentaram o Perfect Day em CocoCay e estão ansiosos para tentar algo novo, disse Pam Young, vice-presidente sênior de relações com parceiros da Travel Leaders Network. 

“Obviamente, você atrai novos clientes com um produto novo, mas acho que também está atendendo seus clientes atuais”, disse ela. “Eles querem explorar de forma diferente.”

O crescimento da Royal Caribbean no Caribe Ocidental se deve ao fato de seus principais concorrentes de cruzeiros tentarem alcançar a escala de seu primeiro destino Perfect Day nas Bahamas. Este ano, a Carnival inaugurou sua Celebration Key, de US$ 600 milhões, com duas piscinas em formato de lagoa, totalizando mais de 25.000 metros quadrados. A NCL, por sua vez, fez grandes planos para desenvolver ainda mais sua ilha Great Stirrup Cay, nas Bahamas, com um parque aquático com 19 toboáguas e um rio “dinâmico”, que terá uma correnteza mais rápida do que um típico rio tranquilo.

Embora o Perfect Day Mexico seja o destino privado mais elaborado do Caribe Ocidental, a Royal Caribbean é a última das três grandes marcas de cruzeiros a oferecer uma parada privada naquele lado do Caribe. 

A Carnival inaugurou o Mahogany Bay, um porto privado na ilha hondurenha de Roatan, em 2009. A empresa está modernizando e reformulando a experiência no local para 2026, com um novo nome: Isla Tropicale. Haverá uma nova piscina, bar aquático e cabanas. Posteriormente, planeja expandir a praia e adicionar um clube de praia. 

O destino privado da NCL no sul de Belize, Harvest Caye, foi inaugurado em 2016 com uma praia de sete acres, tirolesas e proximidade com a segunda maior barreira de corais do mundo. A linha de cruzeiros não revelou planos ou melhorias adicionais. 

“Temos dois destinos distintos em ilhas particulares que nossos hóspedes adoram e estamos sempre avaliando novas oportunidades para melhorar a experiência dos nossos hóspedes”, disse um porta-voz. 

Apesar de ser a última a abrir uma propriedade no Caribe Ocidental, até 2027 a Royal Caribbean terá o dobro de destinos privados em estilo resort do que cada um de seus principais concorrentes, e isso terá uma escala sem precedentes na região. 

Resta saber se as outras linhas de cruzeiros se expandirão tanto para atender ao mercado de Galveston. 

“Haverá uma corrida armamentista lá? Não sei”, disse Genung. 

Mas, ele acrescentou, mesmo que as empresas de cruzeiros estejam se esforçando para superar umas às outras, seus maiores concorrentes são as férias em família em terra firme. 

“Eu realmente acho que estamos competindo por aquela porcentagem enorme da população que nunca fez um cruzeiro”, disse Genung, “e acho que isso abre um segmento maior desse mercado”.

Artigos relacionados
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DESTINOS

Foz do Iguaçu registra as melhores taxas de ocupação hoteleira da história em 2025

Foz do Iguaçu alcançou, em 2025, o melhor desempenho histórico em sua taxa de ocupação hoteleira. O levantamento realizado pela…
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…