AEROPORTOSNotícias

Escassez de controle de tráfego aéreo causa atrasos em meio à paralisação do governo

A escassez de pessoal de controle de tráfego aéreo está afetando as operações aeroportuárias. Um aumento no número de chamados por motivos de saúde desde o início da paralisação do governo federal em 1º de outubro pode ser a causa.

Na noite de segunda-feira, o Centro de Comando do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo da FAA instituiu programas de atraso em Denver, Las Vegas, Newark e Phoenix devido à escassez de pessoal. Enquanto isso, a torre do Aeroporto de Burbank, no Condado de Los Angeles, ficou sem pessoal por várias horas.

A escassez de pessoal também aumentou na terça-feira. A FAA planeja implementar atrasos relacionados a pessoal para terça-feira nos aeroportos Houston Hobby e Houston Bush Intercontinental, bem como em Chicago O’Hare, Boston, Newark e Nashville. As torres em Las Vegas e Filadélfia também estão com falta de pessoal, informou a agência.

Programas de atraso são uma medida de gerenciamento de tráfego, como atrasos no solo.

Em Denver, os atrasos relacionados a pessoal foram em média de 40 minutos na segunda-feira, informou a FAA. Passageiros que chegavam sofreram atrasos semelhantes em Phoenix, Las Vegas e Newark. Os atrasos em Burbank foram em média de 2,5 horas. O programa de atrasos em Las Vegas foi implementado devido à falta de pessoal no centro de controle em Longmont, Colorado, responsável pela separação e sequenciamento de aeronaves, incluindo algumas com destino a Las Vegas.

Atrasos em solo relacionados a pessoal não são incomuns no espaço aéreo dos EUA, com a FAA sofrendo com uma escassez nacional de controladores de tráfego aéreo de quase 3.000. Newark, por exemplo, sofreu repetidos atrasos em solo na primavera devido à escassez de pessoal .

Ainda assim, o momento em que os déficits ocorreram na noite de segunda-feira sugere que a paralisação do governo pode ser um fator. Controladores de tráfego aéreo são obrigados a trabalhar durante a paralisação, mas não recebem remuneração. Eles recebem salários atrasados ​​após o término da paralisação.

Desligamentos anteriores e controle de tráfego aéreo
Durante a paralisação do governo federal em 2018-19 , o Congresso e o presidente Trump puseram fim ao fechamento de 35 dias no dia em que um aumento nas faltas ao trabalho de controladores de tráfego aéreo em Jacksonville e na área de Washington repercutiu no espaço aéreo dos EUA, levando a uma paralisação dos voos para Nova York LaGuardia e causando atrasos ao longo da Costa Leste e além.

No início da segunda-feira, o secretário do Departamento de Transportes (DOT), Sean Duffy, afirmou que houve um ligeiro aumento em todo o país nas chamadas de controladores por doença desde o início da paralisação. No entanto, ele acrescentou que houve ocasiões em que torres de controle específicas registraram taxas de chamadas de aproximadamente 50%. Duffy não informou quantas vezes isso aconteceu e em quais aeroportos.

Nick Daniels, presidente do sindicato National Air Traffic Controllers Association (NATCA), aproveitou uma coletiva de imprensa na segunda-feira com Duffy para pedir o fim rápido da paralisação.

“Precisamos encerrar essa paralisação para que a Administração Federal de Aviação e os profissionais comprometidos com a segurança da aviação possam deixar essa distração para trás e se concentrar completamente em seu trabalho vital”, disse ele.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Mais de 1 milhão de passageiros movimentaram os aeroportos do Centro-Oeste em outubro

O Centro-Oeste tem se destacado como um dos principais protagonistas do crescimento da aviação regional e segue em expansão, consolidando-se…
AEROPORTOS

Projeto Criando Asas leva jovens aos bastidores da aviação no Aeroporto de Congonhas (SP)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promoveu mais um evento do projeto Criando Asas, parte do programa Asas para…
AEROPORTOS

Aeroportos de Pernambuco arrematados em leilão terão investimentos de R$ 82 milhões

A aviação regional pernambucana está prestes a mudar de patamar. O leilão do Programa AmpliAR, realizado pelo Ministério de Portos e…