LEVANTANDO ÂNCORASMEIO AMBIENTE

Conexões de energia proveniente de terra em Valeta, Malta, marcam avanço importante para a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC alcançou mais um importante marco em sua jornada rumo a descarbonização, com dois de seus navios – MSC World Europa e EXPLORA II – conectando-se à energia elétrica proveniente de terra no Grand Harbour de Valeta.

A ocasião foi celebrada durante um evento na cidade de Valeta, com a presença do Primeiro-Ministro de Malta, Dr. Robert Abela, e de autoridades governamentais.

As conexões representaram a estreia da Explora Journeys nesse quesito, com seu primeiro navio a se conectar à eletricidade fornecida em terra na Europa, com o EXPLORA II.

Juntas, essas operações representam um avanço significativo no programa global de energia proveniente de terra da Divisão de Cruzeiros. Desde a inauguração da instalação de fornecimento de energia em terra em Valeta, em 2024 – quando o MSC World Europa foi o primeiro navio a utilizá-la – os navios da MSC Cruzeiros já acumularam aproximadamente 300 horas conectados à rede elétrica local, eliminando o equivalente a metade de um mês inteiro de emissões locais que, de outra forma, teriam sido geradas enquanto o navio estivesse atracado.

Ambas as conexões ocorreram paralelamente ao GreenPort Congress 20th Anniversary & Decarbonising the Future (DTF) Conference 2025, ressaltando o compromisso contínuo da Divisão de Cruzeiros com operações portuárias mais limpas e o papel fundamental de Malta no apoio ao European Union’s Fit for 55 plan,  que exige que todos os portos essenciais da Europa estejam equipados para conexões de energia proveniente terra até 2030.

O Primeiro-Ministro de Malta, Dr. Robert Abela, destacou: “Nossa colaboração com parceiros globais como o Grupo MSC mostra como Malta pode aliar crescimento econômico a progresso ambiental. O sistema de fornecimento elétrico no Grand Harbour é um investimento nacional para ter o ar mais limpo, comunidades mais silenciosas e turismo sustentável. É encorajador ver operadores internacionais de cruzeiros como a MSC utilizando ativamente essa estrutura e ajudando-nos a dar o exemplo para a região do Mediterrâneo.”

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, afirmou: “Essas conexões demonstram como tecnologia, investimento e parceria podem gerar benefícios ambientais imediatos. Malta foi o primeiro porto do Mediterrâneo a tornar a energia proveniente de terra operacional e, juntos, estamos agora provando que a infraestrutura sustentável pode apoiar tanto os objetivos ambientais quanto o crescimento do turismo de cruzeiros. Temos um histórico sólido de colaboração com o Governo de Malta – agradecemos pelo apoio contínuo e temos orgulho de celebrar juntos esse marco importante.”

A MSC Cruzeiros incorporou a capacidade de conexão de energia elétrica proveniente de terra como padrão em todos os novos navios desde 2017 e está trabalhando para adaptar os demais navios da frota. Atualmente, 18 dos 25 navios da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC já estão equipados para conexão à rede elétrica terrestre, com novas instalações em andamento.

Em 2024, a MSC Cruzeiros conectou-se à energia de terra em 13 portos, realizando 142 conexões bem-sucedidas, mais que o triplo do ano anterior.

Artigos relacionados
DestaquesMEIO AMBIENTE

Turismo de observação de aves ganha Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo

Uma atividade que une conservação ambiental, conhecimento técnico e desenvolvimento sustentável acaba de ganhar um novo incentivo no Brasil. O…
DESTINOSLEVANTANDO ÂNCORAS

Temporada de cruzeiros avança no Porto do Recife com novos investimentos em infraestrutura e modernização de serviços

A temporada de cruzeiros 2025/2026 já está em andamento no Porto do Recife, que deverá receber até 28 mil turistas…
LEVANTANDO ÂNCORAS

MSC marca contagem regressiva de 12 meses para o lançamento do World Asia

A menos de um ano da estreia do MSC World Asia, o mais moderno navio da MSC Cruzeiros, que chegará para…