AEROPORTOSNEGÓCIOS

Europa registrou aumento no movimento de passageiros no mês de setembro

Os aeroportos europeus movimentaram, em setembro de 2025, mais 3,6% passageiros, face a igual mês de 2024, avança o relatório preliminar da ACI Europe. O crescimento na área fora da UE (+8,3%) foi mais do dobro da média continental e mais de cinco pontos percentuais (p.p.) superior ao registado no mercado UE (+2,7%). O tráfego de passageiros internacionais (+4,3%) continuou a expandir-se mais rapidamente do que a procura doméstica (+1%).

Durante todo o terceiro trimestre, que abrange os meses de pico da época de verão, o tráfego de passageiros aumentou 3,9%, ficando ligeiramente abaixo dos +4,5% e +4,6% registados no primeiro e segundo trimestres, respetivamente.

Olivier Jankovec, diretor-geral da ACI EUROPE, salienta que setembro “voltou a confirmar a resiliência geral do tráfego de passageiros, consolidando o dinamismo observado ao longo do verão. Isto aconteceu apesar da persistência de um contexto económico de baixo crescimento, embora com alguma redução das pressões inflacionistas e do desemprego”.

Jankovec frisa que as “disparidades no desempenho do tráfego continuam a refletir uma combinação de fatores, incluindo mudanças estruturais no mercado da aviação, diferentes níveis de maturidade de mercado, concorrência crescente entre aeroportos, bem como tributação penalizadora e divergências económicas entre países, nomeadamente, no caso de França e da Alemanha.”

Por países, os maiores crescimentos foram registados na Eslováquia (+14,7%), Polónia (+13,2%), Eslovénia (+13,1%), Roménia (+11,1%) e Malta (+10,5%).

Em contraste, vários mercados registaram quedas, incluindo Estónia (-5,8%), Letónia (-5,1%), Islândia (-4,9%), França (-1%) eReino Unido (-0,3%)

Entre os maiores mercados UE (para além de França e do Reino Unido), a Alemanha registou o crescimento mais elevado, com um aumento de 3,2% no tráfego. Espanha (+2,5%) e Itália (+1,7%) também apresentaram ganhos, embora ambos abaixo da média continental.

Entretanto, os aeroportos do resto da Europa beneficiaram de crescimentos excecionais, nomeadamente, a Moldávia (+45,5%), Israel (+32,2%), Bósnia e Herzegovina (+18%), Geórgia (+15,6%), Usbequistão (+15%), Montenegro (+10,9%) e Turquia (+10,6%).

Os grandes aeroportos (mais de 40 milhões de passageiros) cresceram 2,8% em setembro de 2025 face ao mesmo mês de 2024.

O Istanbul Sabiha Gökçen (+28,1%) foi o aeroporto de grande dimensão com crescimento mais rápido da Europa, seguido por Munique (+6,7%) e Istambul (+5%).

O Aeroporto de Istambul também registou o maior volume de passageiros entre os principais hubs europeus, à frente de Londres-Heathrow e Paris-CDG.

O aeroporto francês foi o único nesta categoria a apresentar uma queda, de -1,3%.

Os mega-aeroportos (entre 25 e 40 milhões de passageiros) registaram um aumento de 3%, liderados por resultados fortes em Copenhaga (+9,5%), Atenas (+5,5%) e Milão-Malpensa (+4,7%).

Os grandes aeroportos (entre 10 e 25 milhões de passageiros) tiveram um aumento de 4,6% no tráfego de passageiros. O crescimento mais expressivo foi observado em Telavive (+32,2%), Ancara (+18,5%) e Esmirna (+18%).

Os aeroportos médios (entre 1 e 10 milhões de passageiros) expandiram-se 3,6%, impulsionados por fortes ganhos em Chișinău (+45,5%), Wrocław (+25,1%) e Tivat (+24,2%).

Por fim, os pequenos aeroportos (menos de 1 milhão de passageiros) registaram o crescimento mais elevado, de 7,8%. Apesar deste dinamismo positivo, continuam a ser o único segmento que ainda não recuperou totalmente os níveis de passageiros anteriores à pandemia, mantendo-se 21,7% abaixo de 2019.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
NEGÓCIOS

Turismo brasileiro fecha 2025 com quase 1,9 milhão de contratações

O turismo brasileiro encerrou 2025 com cerca de 1,9 milhão de admissões com carteira assinada no país, totalizando um saldo…
NEGÓCIOS

Brasil e França firmam novo marco aéreo

Brasil e França deram um passo decisivo para a modernização de sua conectividade aérea. Após agendas oficiais em Paris, em…