O distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto (Minas Gerais), ganhou uma nova atração turística e cultural com o Centro Equestre Lusitano, localizado no novo Hotel Vila Galé na região.
O espaço segundo a imprensa local, une desporto, memória e turismo, acolhendo também o Museu Equestre, dedicado à preservação da história do 1º Regimento de Cavalaria Portuguesa de Minas Gerais, instalado na região desde o século XVIII.
O centro foi criado no mesmo local onde funcionava o antigo quartel colonial de 1775, quando o 1º Regimento de Cavalaria foi fundado para garantir a segurança das rotas auríferas e controlar a extração de ouro e pedras preciosas. No museu, o visitante encontra fardas originais, selas, rédeas, arreios e peças militares que ajudam a compreender o papel estratégico da cavalaria portuguesa na região de Minas Gerais.
Além do acervo histórico, o Centro Equestre Lusitano está preparado para receber atividades desportivas, como hipismo, apresentações de volteio e leilões de cavalos, aumentando as opções de lazer e entretenimento em Ouro Preto.
A inauguração reuniu personalidades do poder público e da iniciativa privada local, entre elas o fundador e presidente da rede Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, e o ex-secretário da pasta, Leônidas de Oliveira. Também estiveram presentes representantes da sociedade civil e empresários ligados ao setor de turismo e hotelaria.
O prédio, de grande relevância histórica, social e militar, foi revitalizado e agora integra o conjunto de iniciativas que fortalecem o desenvolvimento económico, turístico e cultural de Ouro Preto. “Era um sonho que esse antigo quartel tivesse uma utilização adequada no nosso tempo, uma vez que o prédio estava condenado à ruína, não fosse essa intervenção que compatibilizou a utilização da construção original com as necessidades do empreendimento”, destacou o autarca da região, Angelo Oswaldo.



