Cotidiano

Lançada a 28ª edição do Projeto Raízes de Arapiraca

O deputado estadual Ricardo Nezinho lançou, ontem, dia 09, a 28ª edição do Projeto Raízes de Arapiraca, em uma sessão especial realizada na sala 1 do Cinesystem, no Partage Arapiraca Shopping.

Com 560 documentários já produzidos, o projeto consolida-se como o maior acervo etnográfico do mundo, reunindo relatos de pessoas que representam a memória viva do município.

“Fico muito feliz por ver o projeto chegar até aqui. Nosso objetivo é alcançar o milésimo documentário. O Raízes é rico porque conta a história das pessoas que ajudaram a formar Arapiraca. São exemplos de vida, de trabalho e de superação que inspiram gerações”, afirmou o deputado Ricardo Nezinho, idealizador da iniciativa.

Entre os homenageados desta edição está a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, a ex-deputada federal, Tereza Nelma, que destacou o orgulho de ser lembrada por sua trajetória.
“É um reconhecimento que me emociona. Ser homenageada na minha terra, pelo trabalho e pelo amor que tenho por Arapiraca, é uma alegria enorme. Fiquei surpresa com o convite e muito orgulhosa de fazer parte dessa história. Muito agradecida ao deputado Ricardo Nezinho”, disse Tereza.

A vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho, irmã do deputado, lembrou que o projeto vai além da preservação da memória: é também uma lição de vida e de gratidão.
“O coração do Raízes é a cultura da honra. O Ricardo nos ensina, na prática, como valorizar quem veio antes de nós. Isso transforma a sociedade. Quando as famílias aprendem a honrar seus pais e avós, criam um elo entre as gerações”, declarou.

Integrante da equipe de produção do Raízes, Suely Mara, esposa de Ricardo, ressaltou o impacto emocional das homenagens.
“Muitos homenageados dizem que o documentário deu novo ânimo à vida. Eles passam a reunir mais a família, assistem ao vídeo juntos, se sentem vivos e valorizados. O Raízes resgata alegria e autoestima”, contou.

Histórias de vida como a da professora Elba Bandeira Rios, de 81 anos, reforçam o propósito do projeto. “Ser considerada uma raiz de Arapiraca é uma honra. Ricardo é uma pessoa amiga, que só faz o bem. Receber essa homenagem, cercada da família, é uma felicidade imensa”, disse emocionada.

Aos 90 anos, Josefa Batista de Sales, conhecida como Zefinha, também foi homenageada. “É um prazer participar de um projeto como esse. Aos noventa anos, ser lembrada é uma bênção. Minha família sempre admirou o trabalho da família Nezinho”, afirmou.

O arquivista esportivo apaixonado pela Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), Paulo Lima, autor de livro sobre o Alvinegro de Arapiraca, resumiu o sentimento dos homenageados. “A coisa mais importante é ser reconhecido em vida. Não adianta ser lembrado quando a gente já foi. Hoje é um dia de gratidão”.

“São histórias que ficarão registradas para os nossos tataranetos assistirem daqui a 300 anos. É um acervo de honra e de exemplo. A democracia que move esse projeto permite que a voz da lavadeira, do caminhoneiro e do professor tenham o mesmo valor. É isso que faz o Raízes ser tão grandioso”, concluiu.

“A cada edição, o projeto confirma a missão de eternizar memórias e fortalecer o sentimento de pertencimento do povo arapiraquense. Um compromisso que une gerações e perpetua a história da cidade’, disse Rute Nezinho.

Acompanhe os documentários no canal raízes de Arapiraca no Youtube.

Lista dos homenageados nesta 28ª EDIÇÃO do Raízes de Arapiraca 

– Josefa Batista de Sales
Flor do Sertão 
– Helena Laura da Silva 
(Professora Helena)
Os Primórdios da Massaranduba 
-José Noberto da Silva
O Regozijo das Águas 

-Fernando Jorge Pereira de Melo
(Fernando Melo)
O Violonista Genial 

– Artenio José Oliveira
(Dó)
A Arte de Viver 

-Elba Bandeira Rios Melo 
(Professora Elba)
Doces Recordações 

– Paulo de Oliveira Lima
Entre Gols e Memórias 

-Maria Roza de Oliveira 
(Marieta)
Doces Cantos de Sua Infância 

-Delfina Maria de Oliveira
Atmosfera Aconchegante 

– José Vicente Jupi
Os Fogos de Artifícios do Jupi 

-Libertina Caetano de Araújo
O Dueto das Lagoas 

– Antônio Alves dos Santos
(Nego Véio)
O Borracheiro 

-Manoel Pereira Santos
(Nezinho do Breu)
Lagoa Adornante

– Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares 
Rósea Flor 

-Antônio Barbosa da Silva
(Tonho Teté)
O Cenário de Sua Alvorada

Artigos relacionados
Cotidiano

Com artesanato, gastronomia e cultura, Delmiro Gouveia ganha destaque na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos

A 13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos reafirmou seu papel como um dos maiores espaços de valorização da cultura,…
Cotidiano

Agora é realidade: obras de pavimentação no povoado Morros seguem a todo vapor em Delmiro Gouveia

O que antes era uma promessa, agora é realidade visível para quem vive no povoado Morros. Após a assinatura da…
Cotidiano

Pilar se destaca na Feira dos Municípios Alagoanos com cultura, turismo e anúncio do primeiro teleférico do estado

Pilar está brilhando na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026, que teve início nesta quinta-feira (22) e segue até domingo…