A Emirates anunciou esta terça-feira, 18 de novembro, que vai instalar o serviço de internet Wi-Fi Starlink em toda a sua frota em serviço, começando com as aeronaves Boeing 777 em novembro de 2025 e concluindo a implementação em meados de 2027.
“A Emirates planeia instalar o Starlink em toda a sua frota em serviço, composta por 232 aeronaves, nos próximos dois anos”, indica a companhia aérea do Dubai, em comunicado, recordando que já instalou esta tecnologia num aparelho Boeing 777-300ER, que está atualmente em exposição no Dubai Air Show mas que vai entrar ao serviço logo após o final da exposição.
A Emirates garante que o seu primeiro voo comercial de passageiros com a internet Wi-Fi da Starlink vai acontecer “imediatamente após o Airshow, quando o A6-EPF voltar a entrar em serviço, marcando o início de uma implementação acelerada em toda a frota”.
Pelas contas da Emirates, a nova tecnologia vai chegar a cerca de 14 aeronaves por mês, prevendo-se que a sua instalação na frota de Airbus A380 tenha início em fevereiro de 2026.
“A companhia aérea está preparada para instalar duas antenas em cada Boeing 777 e três antenas, um número inédito, em cada Airbus A380, garantindo os mais altos níveis de conectividade, capacidade e cobertura em todas as classes de cabine para uma melhor experiência do cliente”, garante a Emirates, que também vai disponibilizar TV ao vivo via Starlink, inicialmente em dispositivos pessoais e, a partir do final de dezembro de 2025, também nos ecrãs dos encostos dos assentos.
Este serviço vai ser “gratuito para todos os clientes, em todas as cabines dos aviões equipados com Starlink, com acesso simples com um clique, sem necessidade de pagamento ou adesão especial ao Skywards”.
“A parceria com a Starlink é mais um momento decisivo no nosso compromisso contínuo de garantir que os nossos passageiros ‘voem melhor’ (fly better). Estamos a introduzir o Wi-Fi mais rápido do mundo, elevando as expectativas dos passageiros em relação à conectividade a bordo, como produtividade contínua, comunicação em tempo real com os familiares e conexão ininterrupta com as suas vidas digitais. Mas isso é apenas uma parte da transformação que está a ocorrer em toda a nossa frota”, refere Tim Clark, presidente da Emirates Airline.
De acordo com o responsável, o sistema Starlink está a ser instalado nos aviões da Emirates em simultâneo com o programa de remodelação de cabines da companhia aérea, que vai trazer a nova classe Económica Premium para a generalidade dos aparelhos da transportadora, assim como uma Classe Executiva melhorada e uma Primeira Classe renovada.
Recorde-se que o programa de modernização da Emirates abrange quase 220 aviões, sendo que, até ao momento, 76 aviões já foram totalmente remodelados e entraram em serviço.



