Nos dias 5 e 6 de dezembro, decorre, em Portalegre, a quarta edição da iniciativa “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede, que junta mais de 100 vinhos em prova e reúne cerca de duas dezenas de produtores para dar a conhecer os vinhos que melhor expressam o carácter único da serra alentejana.
A Igreja de São Francisco, em Portalegre, volta a ser palco do evento “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede”, que chega este ano à sua 4.ª edição. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Portalegre e que tem a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo como parceira, procura valorizar o terroir da Serra de São Mamede e reforçar o papel da vitivinicultura e do enoturismo na dinamização económica e cultural do território.
A mostra reúne cerca de duas dezenas de expositores, representando a quase totalidade dos produtores instalados na Serra de São Mamede que, ao longo de dois dias, vão dar a oportunidade aos visitantes e amantes de vinho de explorar o carácter único dos néctares produzidos na sub-região de Portalegre.
Com encontro marcado a partir das 18h00 de 5 de dezembro, o evento vai juntar produtores, chefs e visitantes numa celebração do que de melhor se faz na região.
Para complementar a oferta, criou-se no parque descoberto do Convento de São Francisco um espaço gastronómico dedicado à cozinha de autor intitulado “Vinhos de Altitude & Chefs com Atitude” que conta com a participação de chefs locais.
A programação do evento integra ainda uma componente técnica e formativa, destacando-se a realização do ciclo “Palestras & Conversas”.
O evento “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede”, criado em 2021 por iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre, nasceu com o propósito de aproveitar o dinamismo crescente da região e valorizar o interesse gerado pela singularidade dos seus vinhos.
Desde a primeira edição, o Município assumiu o Enoturismo como produto estratégico para a promoção e valorização do território, cujo conceito inicial passou por associar as caraterísticas da Serra de São Mamede a um dos mais emblemáticos elementos patrimoniais da cidade, a Igreja de São Francisco, numa clara elegia à recuperação e valorização conjunta de saberes, memórias e património material e imaterial.
Na sua 4.ª edição, o “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” reafirma a continuidade de um projeto que combina tradição e património com inovação e identidade regional. O evento consolida o trabalho colaborativo desenvolvido na promoção do território e na valorização dos Vinhos de Altitude, contribuindo para posicionar Portalegre como um destino vínico de referência em Portugal.
A edição deste ano conta com o apoio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), reforçando o compromisso de promover o território, valorizando a cultura e o saber fazer tradicional da região.



