AEROPORTOSNEGÓCIOS

Aeroportos do Nordeste movimentam 1,7 milhão de passageiros em outubro

A aviação nordestina encerrou outubro em ritmo de expansão. No mês, os aeroportos da região registraram a circulação de 1.760.444 passageiros, somando voos nacionais e internacionais com origem nos terminais do Nordeste. Desse total, 1.688.447 viajantes foram transportados em rotas domésticas, um crescimento de 5,5% em relação a outubro do ano passado, além de 71.997 passageiros internacionais.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o crescimento contínuo confirma o papel estratégico do Nordeste na malha aérea brasileira. “Os aeroportos do Nordeste vêm apresentando um crescimento consistente e sustentável ao longo de 2025, impulsionado pelo turismo, pela retomada econômica e pelas ações de modernização da infraestrutura aeroportuária conduzidas pelo Governo Federal. O desempenho de outubro mostra que a aviação brasileira vive um dos melhores momentos da sua história, com recordes regionais e nacionais de circulação de passageiros”, destacou.

O Aeroporto do Recife segue líder na movimentação da região, com 857.013 passageiros entre embarque e desembarque, alta de 2,4% frente aos números apurados no mesmo período do ano passado. Um quarto do total de passageiros que partem ou chegam no Nordeste passa pelo terminal pernambucano. Salvador é o segundo estado da região em movimentação de viajantes. Por lá, no décimo mês do ano, passaram 676.712 pessoas, crescimento de 7,6% relação aos dados de 2024. Fortaleza fechou a lista dos três terminais mais movimentados da região, com 516.708 turistas, número 6,2% superior ao total apurado há um ano.

Desempenho no acumulado do ano
O avanço observado em outubro reforça a trajetória positiva da aviação civil no Nordeste ao longo de 2025. De janeiro a outubro, mais de 19,2 milhões de passageiros embarcaram na região em voos domésticos e internacionais tendo com origem os terminais da região. O resultado é impulsionado especialmente pelos desempenhos de Recife (PE), Maceió (AL), Porto Seguro (BA), São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE), que juntos registram a maior movimentação da última década no período.

“Só nesse mês mais de três milhões e meio de passageiros circularam pelos aeroportos do Nordeste. Isso representa um crescimento de 5,6% nos voos domésticos em relação ao ano passado. Esses números confirmam o dinamismo da nossa economia e a força da infraestrutura aeroportuária que estamos fortalecendo ao longo de 2025. O desempenho mostra que o Nordeste ocupa um lugar estratégico na malha aérea do país e que já estamos colhendo os frutos dos investimentos em modernização, na retomada econômica e no fortalecimento do turismo”, afirmou Daniel Longo, secretário de Aviação Civil.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
NEGÓCIOS

Turismo brasileiro fecha 2025 com quase 1,9 milhão de contratações

O turismo brasileiro encerrou 2025 com cerca de 1,9 milhão de admissões com carteira assinada no país, totalizando um saldo…
NEGÓCIOS

Brasil e França firmam novo marco aéreo

Brasil e França deram um passo decisivo para a modernização de sua conectividade aérea. Após agendas oficiais em Paris, em…