O Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom garantiu novos contratos de arrendamento para companhias aéreas, assegurando a base econômica do aeroporto texano para um ambicioso programa de expansão que quase dobrará o número de portões de embarque.
O projeto de 5 bilhões de dólares, com previsão de conclusão no início da década de 2030, inclui dois novos terminais, um novo saguão de chegadas e partidas e a revitalização do terminal principal do aeroporto.
Os contratos de arrendamento com a Southwest, Delta, United, American e Alaska incluem compromissos das companhias aéreas para 10 anos de operação contínua em Austin, informou o aeroporto.
A cidade planeja financiar o programa de construção por meio da receita e das reservas do aeroporto, bem como com títulos e subsídios da FAA.
Os planos preveem a adição de 32 portões de embarque, que se somarão aos 34 já existentes no aeroporto. O novo Terminal B terá 26 portões, incluindo 18 destinados à Southwest, sua principal companhia aérea. , a principal companhia aérea de Austin e a maior operadora do aeroporto. O terminal está atualmente em fase de projeto, com previsão de conclusão no início da década de 2030.
Um novo terminal menor, o Terminal M, terá seis portões de embarque e estará localizado na pista do aeroporto. Os passageiros chegarão ao terminal de ônibus a partir do Terminal A. A construção está prevista para começar ainda este ano.
O novo saguão de chegadas e partidas terá áreas de check-in e emissão de bilhetes ampliadas, pontos de segurança consolidados, mais espaço para lojas e restaurantes do que o saguão atual e áreas maiores para retirada de bagagens. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, com previsão de inauguração no início da década de 2030.
Enquanto isso, o Terminal Barbara Jordan, que inclui o saguão A, passará por uma revitalização que resultará na expansão do saguão A. De acordo com o projeto, o saguão existente, o saguão de embarque, os balcões de check-in e a área de retirada de bagagens serão reformulados para criar um saguão A modernizado. O saguão contará com assentos aprimorados nos portões de embarque e uma variedade de novas comodidades, informou o aeroporto.
A Delta será a maior companhia aérea do Terminal A, com 15 portões de embarque, seguida pela American Airlines, com nove.



