CIA AÉREAS

LATAM é responsável por quase metade do crescimento que levou aviação brasileira a recorde histórico em 2025, aponta ANAC

LATAM Boeing 787-9 Dreamliner photographed on May 13, 2016 from Wolfe Air Aviation Learjet 25B.

Os investimentos eficientes e sustentáveis da LATAM no Brasil foram determinantes para o recorde histórico de passageiros da aviação brasileira em 2025. Dados oficiais de oferta e demanda da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que a companhia foi responsável por 42,5% do crescimento de viajantes em voos domésticos e internacionais no país, desempenhando papel essencial para que o setor aéreo brasileiro atingisse em 2025 a maior demanda da sua história.

De acordo com a ANAC, o volume de passageiros transportados pela LATAM nos mercados doméstico brasileiro e internacional cresceu de 42 milhões em 2024 para 46,7 milhões em 2025. No mesmo período, o setor como um todo avançou de 118,4 milhões para 129,6 milhões de passageiros, evidenciando que a LATAM sustentou a maior parcela da expansão que levou o mercado ao recorde histórico.

“O recorde da aviação brasileira é um marco importante e os dados deixam claro que a eficiência e os investimentos da LATAM foram determinantes para esse resultado. Na prática, pelo menos 4 em cada 10 novos passageiros de voos domésticos e internacionais no Brasil em 2025 embarcaram em um voo da LATAM”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

Além de liderar o crescimento, a LATAM manteve elevada eficiência operacional ao longo de todo o ano, alcançando taxa média anual de ocupação de 84,2% em seus voos no Brasil, número recorde para a empresa. O resultado reflete uma estratégia consistente de ampliação responsável da oferta, disciplina no uso da frota e capacidade de fortalecimento da conectividade aérea, permitindo absorver a maior parte da nova demanda do mercado.

Os dados da agência reguladora também confirmam que, em 2025, a LATAM completou cinco anos consecutivos na liderança do market share do mercado doméstico brasileiro, consolidando-se como a principal operadora aérea do país.

No segmento internacional, as afiliadas do grupo LATAM também lideram desde 2021 o market share do mercado brasileiro entre todas as empresas brasileiras e estrangeiras que operam voos a partir do país.

Em 2025, a LATAM consolidou a sua estratégia de crescimento no Brasil com avanços relevantes em conectividade, eficiência operacional e experiência do cliente. Ao longo do ano, a companhia lançou 20 novas rotas domésticas, alcançando o maior número de destinos brasileiros de sua história, além de inaugurar seis novas rotas internacionais.

A expansão da malha aérea foi acompanhada por investimentos estruturais e operacionais que permitiram aumentar a oferta de assentos e sustentar elevados índices de ocupação, ampliando o acesso ao transporte aéreo e contribuindo para a integração econômica e social entre diferentes regiões do país. 

Os resultados se refletiram também em reconhecimento do mercado e dos clientes, com a LATAM alcançando um NPS histórico de 54 pontos, liderando o segmento de viagens corporativas no Brasil e conquistando, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Reclame Aqui, além do reconhecimento como uma das empresas que mais respeitam o consumidor.


Em 2026, a LATAM dá continuidade à expansão da conectividade no país, com o lançamento de novas rotas internacionais para Ushuaia e Punta Cana e a inauguração da operação em Uberaba, o seu 60º destino doméstico no Brasil, outro recorde histórico para a companhia.

Artigos relacionados
CIA AÉREAS

EUA restabelecem voos para a Venezuela

O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) autorizou o restabelecimento dos voos diretos para a Venezuela que se encontravam…
CIA AÉREASEVENTOS

Carnaval: São Paulo recebe mais viajantes que chegam de Recife,Porto Alegre e Confins

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, fez um levantamento…
CIA AÉREAS

Etihad Airways passa a voar em parceria com a HiFly na rota para a cidade de Lisboa

Um boa notícia para Portugal. A Etihad Airways anunciou que, a partir de 11 de fevereiro, vai passar a voar…