Notícias

Obras de mobilidade completam um ano com cerca de 7 km de escadarias construídas em Maceió

Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças tem transformado a mobilidade urbana nas comunidades carentes da capital
Texto de Thiago Tarelli

Aos poucos, locais antes esquecidos pelo poder público começam a ganhar ‘cara de cidade’ e a urbanização passa a fazer parte do cotidiano de milhares de maceioenses que vivem em grotas. Isso porque, há um ano, o programa do Governo do Estado, Pequenas Obras, Grandes Mudanças tem transformado a mobilidade urbana nas comunidades, com a construção de cerca de 7 km de escadarias e mais de 13 km² de passeios em 25 grotas, beneficiando, aproximadamente, 70 mil pessoas até o momento.

 

 

O programa, liderado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), também já implantou mais de 12 km de corrimão, facilitando o ir e vir de milhares de pessoas que vivem nessas comunidades carentes. Além disso, foram executados mais de 5 km de meio-fio e cerca de 4 km de canaletas, propiciando melhor escoamento de água pluvial, como forma de evitar deslizamento de encostas.

 

As ações também contemplam a construção de muros de contenção em áreas de risco. Até o momento, 1.403 metros deste equipamento foram executados, garantindo mais segurança aos moradores. Outro aparelho implantado é o pontilhão, que auxilia os cidadãos a transpor barreiras, como pequenos rios e córregos que cortam as grotas. Destes, já foram implantados 148 metros.

 

 

Moradora da grota do Canaã, no bairro Ouro Preto,  parte alta de Maceió, Jeane Faustino conta que as obras de mobilidade transformaram o lugar onde vive. “Aqui não tinha calçamento, era só barro. Não tinha escada pra gente descer, quando chovia, a gente escorregava. Não conseguíamos passar por conta da lama. Depois das obras, ficou ótimo. Facilitou muito a vida da gente”, conta.

 


(Foto: Adaílson Calheiros)

 

Além da Jeane e dos mais de dois mil moradores da grota da Canaã, onde os serviços já foram inaugurados, outros 70 mil moradores já foram beneficiados nas 25 comunidades onde acontecem as obras do Pequenas Obras, Grandes Mudanças. Os serviços também foram concluídos na grota da Iraci, no Benedito Bentes;  do Aterro, no Ouro Preto; e na comunidade do Pau D’Arco/Divaldo Franco, no José da Silva Peixoto.

 

O programa está em andamento nas grotas do Pica-Pau, Ouro Preto, Grutão, Alto da Boa Vista, Macaxeira, Pau D’Arco, Cigano, Piabas, Rafael, Freira, Bananeira, Triunfo, da Alegria, do Arroz, Canal 5, 96 FM, Mocambo e Ipioca. Algumas destas, por se tratarem de comunidades maiores, foram divididas em lotes, para melhor desenvolvimento das obras. Até o fim da gestão, todas as 76 comunidades de Maceió serão beneficiadas com o programa do Executivo estadual.

 

Além das obras de mobilidade, a Setrand promove também a pintura de casas, incluindo artes especiais que remetem a elementos da natureza e da vida em comunidade. As habitações também são beneficiadas com nova numeração, facilitando o endereçamento postal.

 

 

Devido à relevância e o apelo social, o Pequenas Obras, Grandes Mudanças chamou a atenção nacionalmente, como exemplo de urbanização em regiões áreas de risco, recebendo a chancela da ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da ONU Habitat – braço da Organização para habitação e assentamentos urbanos – que garante o apoio para continuidade do projeto por meio da troca de experiências.

 

À frente da pasta de Transporte e Desenvolvimento Urbano, o secretário Mosart Amaral ressalta que a continuidade do projeto é fruto do empenho do governador Renan Filho em garantir os recursos para as obras e proporcionar mais qualidade de vida para os mais de 250 mil moradores de grotas em Maceió.

 

“O Pequenas Obras, Grandes Mudanças foi mais uma promessa cumprida pelo governador Renan Filho que, pessoalmente, se empenha em garantir os recursos para a continuidade desse importante projeto. Promover obras de mobilidade urbana é mais do que facilitar o ir e vir dessa população, é incentivar a economia local, garantindo mais segurança e dignidade aos moradores”, ressaltou Amaral.

Artigos relacionados
Notícias

Piranhas, destino turístico em Alagoas, recebe investimentos em energia elétrica

Piranhas é um dos principais destinos turísticos de Alagoas,  município localizado a 300 quilômetros de Maceió, no alto Sertão, na…
Notícias

Linha de crédito para o turismo registra mais de 4 mil contratos assinados, preservando cerca de 39 mil empregos

OFundo Geral do Turismo (Fungetur), que viabiliza linhas de crédito específicas para o setor, foi acessado por mais de quatro…
Notícias

Embratur discute incentivo para os municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada pela área técnica de turismo, participou de uma reunião, na última quinta-feira, 09…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :