“O coco está aqui por amor e alegria”, anuncia a música de entrada dos grupos de coco de roda que estremeceram o palco no Jaraguá na noite de sábado (24). As primeiras apresentações do I Festival de Coco de Roda de Alagoas arrastaram dezenas pessoas ao bairro histórico.
O grupo convidado Balança mas Não Cai, de Arapiraca, esquentou o palco para os concorrentes Xique-Xique (Jacintinho), Mandacaru (Clima Bom), Paixão Nordestina (São Jorge), Los Coquitos (Chã Da Jaqueira) e Raízes Nordestinas (Pescaria).
“O primeiro dia foi um sucesso”, comemora o vice-presidente da Liga dos Cocos de Roda de Alagoas (Licoal), Murilo Santos. “Esperamos por muito tempo esta oportunidade, a festa foi linda e, com certeza, também será nos próximos dias”.
Para a penedense Maria Luisa, que veio para Maceió acompanhar o festival de pertinho, o primeiro dia do concurso já provou a beleza que o coco tem. “É bonito de se ver; isso é cultura. Dancei coco de roda durante toda a minha adolescência; meu coração estremece, como estremece esse palco”, conta.
O concurso continua neste domingo (25) e traz outros grupos alagoanos. Como a festa não para, simultaneamente acontece no palco central a festa do pé de serra, onde artistas da terra fazem a festa dos amantes do verdadeiro forró arrasta-pé.
Confira a programação completa da noite deste domingo do São João de Jaraguá:
25/06
Palco Central
20h – Edgar dos Oito Baixos
21h50 – Trio Gogó da Ema (Ivanildo do Forró)
00h – Messias Lima
Palco do Coco
19h – I Festival de Coco de Roda de Alagoas
Flor da Mata (Boca da Mata) – Convidado
Pisa na Fulô (Farol)
Leões de Fogo (Jacintinho)
Reviver (Bebedouro)
Águia de Fogo (Reginaldo)
Raro Xodó (São Jorge)