ALAGOAS

Governo autoriza construção de complexo de delegacias para fortalecer trabalho investigativo

Governador ressaltou durante o evento que a investigação é fundamental para quebrar a impunidade
Texto de Severino Carvalho
O governador Renan Filho afirmou, na manhã desta segunda-feira (26), que o trabalho de investigação da Polícia Civil é fundamental para “quebrar a impunidade que retroalimenta a violência”. Ele lembrou que o Estado investe no aparelhamento da Segurança Pública e um exemplo disso é a construção do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN).
A solenidade de assinatura do contrato para construção desse complexo de delegacias foi realizada na manhã desta segunda-feira, em Chã de Bebedouro, onde os equipamentos serão edificados. A obra está orçada em R$ 6,3 milhões e deve ficar pronta em cinco meses.
“É fundamental a investigação para quebrar a impunidade, que retroalimenta a violência. Quando você investiga e pune, você observa que há um desestímulo para novos crimes. Essas duas delegacias vão, sem dúvidas, atuar nas duas vertentes mais complexas da violência no Brasil e em Alagoas: o tráfico de drogas e os homicídios em decorrência do próprio tráfico”, observou Renan Filho.
O complexo de delegacias terá equipes exclusivas para trabalhar em inquéritos específicos, relacionados a crimes de homicídio e narcotráfico; concentrará todas as informações em um banco de dados próprio, o que deve dar ainda mais agilidade às investigações. 
“A Delegacia de Homicídios cresceu, tem cerca de 80 policiais. A Narcotráfico ainda é pequena e aqui a faremos grande, tenho certeza disso”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, recordou que a construção do complexo de delegacias é fruto de planejamento e de perseverança.“O que nós assinamos hoje aqui nasceu no ano passado e isso se deve, primeiro, à vontade política e determinação do governador em defender o povo alagoano e da liderança do doutor Alfredo Gaspar de Mendonça, quando ainda era secretário de Segurança Pública”, lembrou Lima Júnior.
Presente à solenidade, o agora procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, afirmou que Renan Filho instituiu na Segurança Pública de Alagoas o mérito na gestão, impossibilitando toda e qualquer ingerência política na Secretaria. Segundo ele, os resultados positivos já são sentidos na melhoria dos índices relacionados à violência.
“Eu me orgulho de ver, neste palanque, várias lideranças políticas junto ao povo, mas me orgulho muito mais, senhor governador, de ter sido secretário de seu governo durante um ano e dois meses e nunca ter recebido um único pedido de vossa excelência para mudar sequer um soldado de polícia. Isso é muito em um Estado que foi tomado pelo compadrio. Vossa excelência colocou pessoas que estão lá não para corresponder a expectativas políticas, mas para trabalhar pelo povo de Alagoas. Foi por isso, senhor governador, que seu governo tirou de Maceió o título de capital mais violenta do Brasil”, declarou Alfredo Gaspar.
Renan Filho enfatizou que Alagoas vive um novo momento na Segurança Pública com a construção dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps), de novos batalhões da Polícia Militar e de melhorias estruturais nas delegacias regionais e unidades do Corpo de Bombeiros.
Durante a solenidade, o governador fez, ainda, a entrega de dois minicaminhões para a Polícia Civil e seis viaturas para renovação da frota do Batalhão de Operações Especiais (Bope), além de uma viatura para o 5º BPM, duas para o Bptran, uma para o BPRv, uma para o CPC e outra para o Rpmon.
Participaram, ainda, da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral; os secretários de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos; da Infraestrutura, Aparecida Machado; e do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba; além vereadores, deputados estaduais e federais, dentre outras autoridades.
Artigos relacionados
ALAGOAS

10º B2Meet FRT: Alagoas receberá em agosto evento para mais de 400 profissionais do turismo

Mais de 400 profissionais do turismo de todo o Brasil são esperados para a 10ª edição do B2Meet FRT. O…
ALAGOAS

Emprego na indústria de Alagoas avança 5,04% em 2023

O emprego no setor industrial de Alagoas encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 5,04%, na comparação com…
ALAGOAS

Projetos científicos de estudantes de Alagoas são finalistas na maior Feira de Inovação do Brasil

Cinco projetos científicos de alunos do ensino médio de Alagoas foram selecionados como finalistas para a maior feira de inovação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :