Notícias

Vida Nova nas Grotas é destaque em publicação da ONU Habitat na internet

Texto de Petrônio Viana

O programa Vida Nova nas Grotas, do Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), foi destaque em publicação do organismo internacional feita no último dia 14.

 

Apontando a elaboração conjunta de estratégias para o desenvolvimento urbano, econômico e social e a produção de informações sobre os assentamentos informais na capital alagoano, a publicação da ONU Habitat ressalta a importância da parceria com o Governo do Estado para a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos.

 

O Vida Nova nas Grotas foi lançado oficialmente no dia 4 de julho pelo governador Renan Filho e pelo oficial internacional sênior da ONU Habitat, Alain Grimard, e pela oficial nacional da entidade, Rayne Ferretti. O programa prevê a ampliação das ações estruturais promovidas pelo antigo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças a partir da adoção de estratégias de inclusão produtiva, prevenção à violência e desenvolvimento social voltadas para os moradores das 76 grotas de Maceió.

 

“O projeto também terá ações nas áreas de acessibilidade, planejamento e crescimento econômico. O objetivo geral é a implementação de políticas públicas e a criação de espaços urbanos mais prósperos. A coleta e a gestão de informações, bem como os desafios da governança participativa também serão elementos importantes da cooperação”, diz a publicação.

 

“O ONU-Habitat está muito contente por ser associado a essa iniciativa do Estado de Alagoas, na qual as grotas estão sendo postas no centro da estratégia para o desenvolvimento sustentável de Maceió”, afirmou Grimard. Segundo o programa da ONU, marcos internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estão na base do programa Vida Nova nas Grotas.

 

“Nós compartilhamos com as autoridades e com a população essa nova visão apresentada pela Nova Agenda Urbana, buscando fomentar segurança e desenvolvimento para todos que vivem nas áreas urbanas”, acrescentou o especialista, na publicação da ONU Habitat.

 

O governador Renan Filho também celebrou o acordo com o organismo internacional. “Esse intercâmbio é fundamental para o Estado e chega com a primeira parceria entre a ONU e o Governo na história de Alagoas. Esperamos um grande progresso em nossas ações a partir da troca de experiências internacionais bem-sucedidas e da credibilidade da ONU”, disse o governador.

Artigos relacionados
Notícias

ABNT lança norma para impulsionar destinos turísticos inteligentes no Brasil

Em setembro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ABNT NBR 17259:2025 sobre sistema de gestão para…
Notícias

Balonismo tem novas regras no Brasil

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na sexta-feira, 31 de outubro, a resolução que estabelece regras simplificadas para a…
Notícias

Taxas de visto podem prejudicar os ganhos do turismo nos EUA

Embora os líderes do setor turístico esperem que um dólar mais fraco incentive mais visitas aos EUA, o aumento das…