Geral

AUMENTO DA POPULAÇÃO

AUMENTO DA POPULAÇÃO

Os dados divulgados pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram o aumento da população brasileira em 0.77% em 2017. A estimava populacional de 2017 apresenta aumento significativo de 0,77% ou 1.546.862 pessoas a mais em território nacional. Com base nos novos números, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) deverá calcular os novos os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e quantos e quais municípios terão mudanças em 2018. De acordo com as estimativas das populações residentes nos 5.568 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho, 56,5% dos habitantes estão concentrados em 5,6% das localidades. Em números, 117,2 milhões de pessoas residem em 310 cidades, que são aquelas com mais de 100 mil habitantes. O IBGE aponta ainda que 1.364 Municípios perderam população, 4.171 tiveram crescimento e apenas 35 permanecem com as médias anteriores. Atualmente, as cidades menos e mais populosas do Brasil são Serra da Saudade (MG) e São Paulo, com 812 e 12.038.175 habitantes, respectivamente. No entanto, quase 70% dos Municípios possuem até 20 mil habitantes e abrigam apenas 15,5% da população do país – o que representa 32,2 milhões moradores. Quando se considera os Estados, os menores são: Roraima, Amapá e Acre – com 829,6, 522,6 mil e 797,7 mil habitantes – e os maiores são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – com 16,71 milhões, 45 milhões e 21,11 milhões de residentes.

REDUÇÃO

Cerca 1.378 Municípios apresentaram redução populacional. Em mais da metade do total – 53,6% ou 2.986 – as taxas de crescimento foram inferiores a 1%, e em 258 o crescimento foi igual ou superior a 2%. Ainda segundo os dados do IBGE, os 1.236 que apresentaram maior redução de habitantes estão no grupo de até 20 mil habitantes.

AUMENTO

O aumento populacional foi detectado em 133 que registraram crescimento acima de 1% e estão na faixa de 100 mil a 1 milhão de habitantes. As estimativas das populações residentes nos municípios do país servem de referência para definição dos coeficientes de repasse do FPM. Assim, a partilha do Fundo leva em consideração o número de habitantes e a extensão territorial.

FPM

A maior parte dos municípios que recebem o FPM – interior não mudarão de coeficiente em 2018. Serão 14 Municípios com redução e 100 com aumento, e os nomes deles estão mencionados no arquivo anexo. O Maranhão tem o maior número de cidades em que ocorrerá mudanças, 3 Municípios com redução e 5 com aumento de coeficiente.

ÊXODO

Municípios localizados em São Paulo e Minas Gerais apresentaram aumento populacional. O fato se deve ao êxodo populacional: moradores do Nordeste, principalmente, que abandonaram suas cidades para buscar sobreviver em estados com atividade industrial e agrícola ativa.

CONTESTAÇÃO

Prefeitos podem contestar os dados do IBGE até o dia 18 de setembro através da Lei 8.443/1992. As solicitações devem ser apresentadas e fundamentadas por meio de documentos oficiais que podem demonstrar divergências quanto aos resultados de número de população divulgados pelo IBGE.

LIVRES

O empresário Danilo Calado confirmou sua ida para o Livres e anunciou que haverá uma grande solenidade no dia 14 de setembro para assinatura de sua ficha de filiação e nomeação no cargo de vice- -presidente do novo partido. Danilo Calado é cunhado do deputado estadual Rodrigo Cunha, do PSDB, partido onde ele esteve durante 20 anos. Os comentário é que o empresário leva consigo para o Livres várias lideranças municipalistas.

CONAGRESTE

Presidente do Conagreste, Ediel Leite, convida a todos os prefeitos associados para uma importante reunião, no dia 12, às 9h, em Palmeira dos Índios na Fundação de Amparo ao Menor. Na pauta estão assuntos relacionados à instalação de uma estação de transbordo para o CTR do Agreste.

PENEDO

O prefeito Marcius Beltrão anunciou que na programação de entrega da reforma do Theatro Sete de Setembro, no dia 15, em Penedo, consta da programação a apresentação musical do maestro Eduardo Lages e da cantora Joana. O prefeito anunciou ainda que durante 30 dias haverá apresentação culturais no teatro.

DELMIRO

A vereadora por Delmiro Gouveia, Henriqueta Cardeal, vem cobrando do prefeito Padre Eraldo Cordeiro que estabeleça uma escala de plantão para a Secretaria de Ação Social nos feriados e fins de semana.

DELMIRO 2

A vereadora Henriqueta Cardeal é uma das parlamentares municipais mais atuantes. “Quando os serviços da Secretaria são necessitados durante o fim de semana, é preciso esperar o primeiro dia útil para ser atendido, quando na verdade não se escolhe dia para precisar dos serviços da referida secretaria”, destacou.

POR MOZART LUNA

Artigos relacionados
CotidianoGeral

Câmara aprova requerimento de Thiago ML que pede reabertura da feira de gado em Arapiraca

Durante a primeira sessão da Câmara Municipal de Arapiraca, após o recesso parlamentar, o presidente Thiago ML apresentou requerimento solicitando…
Geral

Selo Turismo Responsável ajuda a posicionar destinos brasileiros como seguros

adoção de medidas de biossegurança nos empreendimentos e destinos turísticos se tornaram imprescindíveis diante da pandemia de Covid-19. Disponibilização de…
DestaquesGeral

Convocação: Encontro de secretários de turismo em Brasília

Os secretário de turismo do Brasil estão sendo convocados pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) para…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :