Geral

SAÍRAM OS DADOS DO CENSO ESCOLAR

(Foto: Divulgação/Secom Maceió)

SAÍRAM OS DADOS DO CENSO ESCOLAR

Os prefeitos devem ficar atentos para os número do censo escola de 2017 publicados no último dia 8 de setembro no Diário Oficial da União. O prazo para recorrer é de 30 dias, ou seja, até 8 de outubro. Os dados do censo escolar são importantíssimos porque o censo escolar serve de base para o cálculo de distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e para programas federais, como o da Merenda e o do Transporte. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela divulgação dessas informações. É importante lembrar que o Sistema Educacenso vai ser reaberto somente para conferência e retificação dos dados. Esse procedimento deve ser realizado pelo diretor, responsável pela escola ou pelo Sistema Educacional Informatizado, municípios, estados e Distrito Federal. A Confederação lembra que quem não preencheu os dados da primeira etapa do censo escolar de 2017 não poderá fazer isso no período de retificação, justamente por esse prazo ser destinado apenas à correção dos erros da primeira etapa. Alguns municípios em que ocorreram greves, como Arapiraca, que durou 70 dias, precisam redobrar a atenção, pois os números vão se refletir em 2018, com redução de valores para educação básica.

INSCRIÇÕES CONSELHOS

Estão abertas as inscrições para capacitação de conselheiros titulares dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs), órgãos responsáveis pelo controle social sobre o recebimento e a aplicação dos recursos transferidos aos estados, municípios e Distrito Federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os interessados têm até o dia 20 de setembro para se inscrever.

FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pelas inscrições. Esta edição será gratuita e oferecida na modalidade a distância, com início previsto para o dia 1º de outubro. As aulas acabam no dia 31 de outubro.

QUEM PODE

Segundo orientações da Assessoria de Educação Corporativa do FNDE, responsável pela gestão da capacitação, podem participar do curso gestores educacionais, secretários de educação, professores, técnicos em prestação de contas, contadores, conselheiros, merendeiros e nutricionistas.

IMPORTÂNCIA

Iniciativas como essas são importantes, pois proporcionam aos gestores oportunidade de minimizar problemas e pendências que dificultam o recebimento dos repasses financeiros dos programas federais. Os Conselhos de Alimentação Escolar ajudam a dar mais transparência a uma atividade administrativa municipal que tem sido alvo de muitas denúncias de corrupção.

ORIENTAÇÃO

Para realizar a inscrição, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site. Após o preenchimento dos dados, será necessário enviá-los para o e-mail informar@fnde.gov.br. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão, com carga horária de 60 horas/aula.

PENEDO

Tudo pronto para a reinauguração, no dia 15 (sexta-feira), do Theatro Sete de Setembro, em Penedo, o primeiro construído em Alagoas, em 1884, pelo português Manoel Pereira Carvalho Sobrinho. Na programação está a apresentação do “maestro do rei”, Eduardo Lages, e da cantora Joanna. O Theatro Sete de Setembro é um marco histórico para a cultura em Alagoas.

COQUEIRO SECO

A prefeita Decele Damaso implantou um sistema de segurança comunitária através da Guarda Municipal que vem trazendo tranquilidade à população. A prefeita, a exemplo de alguns gestores, vem investindo nessa área, mesmo não sendo uma obrigação do município. Decele Damaso tem como coordenador da Guarda Municipal o coronel da reserva da PM Bugarin, que levou para o município toda sua experiência policial.

PIRANHAS

O Projeto do Trem Turístico em Piranhas poderá finalmente ser concretizado. O secretário de Cultura e Turismo de Piranhas e o gerente Ranieri Deivison receberam a visita dos assessores do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, Sandra Oliveira e Jefferson Vasconcellos. O encontro, que teve uma grande positividade, foi determinação do ministro Quintella, que tem avançado o estudo para viabilizar o projeto turístico na cidade.

DELMIRO

O prefeito de Delmiro Gouveia, padre Eraldo Cordeiro, disse que foi obrigado pelas circunstâncias a demitir todos os contratados. Segundo ele, quando assumiu o governo municipal, agiu com o coração, “e só fui perceber a razão depois. Porém, ao assumir, fomos logo surpreendidos com o fechamento da Fábrica da Pedra e de outras empresas. Nunca fui de dizer não,” disse ele, que espera que a situação volte ao normal.

POR MOZART LUNA

Artigos relacionados
CotidianoGeral

Câmara aprova requerimento de Thiago ML que pede reabertura da feira de gado em Arapiraca

Durante a primeira sessão da Câmara Municipal de Arapiraca, após o recesso parlamentar, o presidente Thiago ML apresentou requerimento solicitando…
Geral

Selo Turismo Responsável ajuda a posicionar destinos brasileiros como seguros

adoção de medidas de biossegurança nos empreendimentos e destinos turísticos se tornaram imprescindíveis diante da pandemia de Covid-19. Disponibilização de…
DestaquesGeral

Convocação: Encontro de secretários de turismo em Brasília

Os secretário de turismo do Brasil estão sendo convocados pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) para…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :