Geral

DIA “D” DOS MUNICÍPIOS

DIA “D” DOS MUNICÍPIOS

O dia 22 de novembro está sendo considerado o dia “D” para o destino dos municípios em 2018, já que a situação financeira das prefeituras é de insolvência total, com salários atrasados, demissões e dívidas com fornecedores. Os gestores estão sendo convocados a comparecerem a Brasília para pressionar os parlamentares a aprovarem a pauta municipalista, principalmente a aprovação de uma Medida Provisória (MP) para liberação do socorro emergencial aos municípios no valor de R$ 4 bilhões. Além disso, os prefeitos estão solicitando a aprovação de outros itens importantes para restabelecer a normalidade administrativa nos municípios, como a derrubada do veto ao encontro de contas, que estava prevista para ir a votação ontem à noite. Esta medida foi apreciada por deputados e senadores, mas quando chegou à presidência, foi vetada. Agora, a proposição retorna ao Congresso, que pode reforçar seu entendimento da necessidade de equalizar os débitos entre União e Municípios. Já no Senado, estão em tramitação matérias importantes, como a que trata do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a que prevê atualização dos valores dos programas federais. Na Câmara dos Deputados, a expectativa de aprovação gira em torno de temas como, por exemplo, a mudança no critério de reajuste do piso do magistério.

ENCONTRO DE CONTAS

A apreciação do veto presidencial com relação ao encontro de contas estava para ser votada na última terça-feira, 7, mas foi transferida para ontem à noite. O encontro de contas permitirá que municípios conheçam os reais débitos e créditos de suas dívidas previdenciárias com a União.

CANAPI

Pela primeira vez em Canapi as crianças de uma creche receberam brinquedos e a visita de um prefeito. O ato de cuidar com amor das crianças se faz através de ações simples, como sentar com elas no chão, conversar e até brincar. Assim fez o prefeito de Canapi, Vinicius Lima.

CANAPI 2

A ação foi uma parceria com a Cactus Visão Mundial, que promoveu um dia de alegria e emoções a quem pôde assistir à visita do prefeito. A parceria viabilizou a entrega de uma Brinquedoteca com brinquedos educativos e lúdicos que irão servir para a criançada aproveitar bastante o período em que fica na Creche. A alegria dos pequenos foi comprovada com os sorrisos e olhares deslumbrados para o novo espaço que ganharam.

PENEDO

Continua ocorrendo em Penedo o Circuito Penedo de Cinema, e ontem foi um dia importante, com a quarta edição dos debates sobre Cinema ambiental. O evento reuniu principalmente crianças que foram assistir a filmes relacionando ao meio ambiente. No debate foram destacados os males da cultura da cana-de-açúcar para meio ambiente e a devastação que causou às matas.

PENEDO 2

O Theatro Sete de Setembro recebeu ontem o projeto Concertos para a Primavera, uma parceria entre a Orquestra Filarmônica de Alagoas e o Instituto do Meio Ambiente do Estado. Após passar por Penedo, o Programa Concertos para a Primavera seguirá para os municípios de Piranhas e Murici, levando música gratuita à população.

POR MOZART LUNA

Coluna completa nas bancas ou no formato digital

Artigos relacionados
CotidianoGeral

Câmara aprova requerimento de Thiago ML que pede reabertura da feira de gado em Arapiraca

Durante a primeira sessão da Câmara Municipal de Arapiraca, após o recesso parlamentar, o presidente Thiago ML apresentou requerimento solicitando…
Geral

Selo Turismo Responsável ajuda a posicionar destinos brasileiros como seguros

adoção de medidas de biossegurança nos empreendimentos e destinos turísticos se tornaram imprescindíveis diante da pandemia de Covid-19. Disponibilização de…
DestaquesGeral

Convocação: Encontro de secretários de turismo em Brasília

Os secretário de turismo do Brasil estão sendo convocados pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) para…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :