Notícias

Penedo classificada com cidade feliz

A belíssima Penedo foi escolhida pela revista de viagens Bula, como uma das 26 cidades mais felizes do Brasil, segundo os critérios analisados em estudos e Institutos de Pesquisa, que avaliam o Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil, publicado pelo PNUD. Para se chegar a escolha foram observados o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), baseado em estatísticas públicas oficiais; o Atlas da Vulnerabilidade Social e o Atlas da Violência, divulgados pelo IPEA.

Para escolher as cidades, a Bula fez uma média entre as pontuações que cada uma obteve nesses quatro estudos, que analisam fatores como renda, longevidade, educação, emprego, saúde, saneamento básico e trabalho.

A partir desses critérios 26 cidades, uma de cada estado foram escolhidas, sendo que as mais bem pontuados, estão São Caetano do Sul, em São Paulo; Maringá, no Paraná; e Vitória, no Espírito Santo.

A revista porem precisa apenas corrigir uma informação onde afirma que Penedo foi a primeira povoação de Alagoas, pois Porto Calvo tem a mesma idade, sendo as duas cidades mais antigas de nosso Estado. “Fundada no século 16, ainda mantém um centro histórico preservado, cheio de museus e igrejas históricas. Possui aproximadamente 65 mil habitantes e tem sua economia baseada na agricultura e na pesca. Considerado um município pacato e acolhedor, Penedo alcançou bons índices em longevidade e educação”, diz a publicação.

Penedo é uma das joias da arquitetura barroca e colonial do Baixo São Francisco, que busca seu lugar no roteiro de destino turístico nacional, através de um trabalho de atração de investidores para o município. A cidade passou por uma grande reforma de seu patrimônio público, recuperando seu lindo teatro do século XVIII em estilo italiano. Em agosto a previsão é que se inaugure o Centro de Convenções, com capacidade para mil pessoas. Assuas igrejas seculares é um atrativo a parte e que tem como pano de fundo, o majestoso rio São Francisco, que proporciona passeios lindíssimos, por suas ilhas e prainhas fluviais, além do passeio à Foz.

Atualmente a gestão municipal, que tem a frente do prefeito Marcius Beltrão vem esboçando esforços para iniciar as obras de recuperação do aeroporto de Penedo, que tem alocados cerca de R$ 12 milhões, esforço que vem sendo realizado junto ao Ministério dos Transportes, com ajuda do presidente da Embratur Gilson Neto.

Artigos relacionados
Notícias

MTur oferece oito mil vagas em cursos profissionalizantes

Está aberto edital do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul),…
Notícias

Autoridade de aviação civil de Singapura e ANAC assinam memorando sobre segurança operacional

Foi assinado o Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e…
Notícias

Embratur discute Projeto de Lei que regulamenta programas de milhagens aéreas

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu a visita do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), autor do Projeto de Lei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :