Para promover a cultura alagoana através da inserção do artesanato em novos mercados, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) lançou, nesta quarta-feira (30), o edital para participação de artistas populares na 30ª Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte. O evento, que será realizado na Expo Minas, acontece de 03 a 08 de dezembro. As inscrições seguem até 06 de novembro.
O edital visa selecionar variadas tipologias existentes no estado e expandir a produção local a nível nacional, apresentando os produtos a compradores e apreciadores no evento de Belo Horizonte. O 30º Salão do Artesanato é a última grande feira do ano com participação dos artesãos alagoanos viabilizada pela Sedetur. As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Sedetur, das 8h às 12h, e via e-mail, no artesanatosedetur@gmail.com. O não envio da documentação completa acarretará na desclassificação automática do inscrito.
Os que desejam participar da seleção devem estar com o cadastro em dia no Sistema de Informações cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), ter disponibilidade para viajar e comercializar suas peças durante a feira. O edital de chamamento público se estende, ainda, para entidades representativas e grupos de produção artesanal. Serão 10 vagas disponibilizadas: três para mestres artesãos, cinco para entidades representativas e duas para artesãos individuais. A seleção disponibiliza cinco passagens para entidades representativas, a serem distribuídas igualmente entre as selecionadas.
O