Mozart Luna
Exclusivo – O ano de 2020 será um ano de mudança da atividade turística em Alagoas por dois motivos: os voos internacionais regulares da companhia aérea TAP e o início da construção do maior resort de Alagoas, da rede portuguesa Vila Galé, referência de hotelaria de excelência no mundo.
Será o ano da virada do desenvolvimento o turismo, rumo à consolidação da atividade trazendo estabilidade e tranquilidade para os investidores, já que os voos internacionais oriundos da Europa, possibilitarão estabilidade e segurança ao turismo em Alagoas, que até então tem como base, o mercado nacional e os conturbados países latinos americanos.
Vale destacar a decisão acertada do Governo do Estado, em tomar a iniciativa de iniciar esse processo de investimentos em mercados com economia consolidada e estáveis. Demorou um pouco, mas o tempo foi necessário para que os alertas dados se confirmassem.
Os fatos vividos atualmente na América Latina evidenciam que não poderíamos continuar investindo apenas no mercado nacional e em nossos vizinhos latinos, que continuam sendo polos emissores de turistas, até porque o trabalho de marketing realizado criou raízes.
Alagoas já conquistou o mercado argentino e falta muito pouco para também seduzir o Chile. Esses dois países possuem ainda um nicho de mercado, com turistas com poder aquisitivo para viajar ao Brasil, mesmo com os abalos que ainda sofrem, com seu problemas sócio-políticos e sociais.
Há quem arrisque afirmar que o volume de turistas argentinos até aumentará com a crise econômica, que se abateu sobre o país. Segundo os analistas do setor turístico, os “ricos” argentinos, que iram para Miami e o Caribe, agora virão para o Nordeste, porque é muito mais barato e tem praticamente os mesmos atrativos do mar caribenho. Resta apenas o trabalho do trade turístico em fidelizar esse cliente argentino, que está chegando.
A conquista do Velho Mundo
Governador Renan Calheiros deixa sua marca na histórica do turismo em Alagoas
O desafio em 2020 para Alagoas será conquistar o Velho Mundo, o continente Europeu, que possui um turista com um perfil refinado culturalmente. Esse novo visitante vai exigir uma melhor qualificação de mão-de-obra, principalmente o aprendizado de línguas, como o inglês e espanhol, base fundamental para comunicação em destinos turísticos mundiais.
É preciso também investir em ações de promoções de divulgação do destino Alagoas, na Europa, começando por Portugal e a primeira grande missão será a presença na Bolsa de Turismo de Portugal, que ocorre de 11 a 15 de março de 2020. Um acontecimento que vai marcar também o início do “descobrimento” da “Terra dos Caetés” para Europa. Teremos que marcar presença, mostrando nossas belezas naturais, culturais e até nosso potencial natural para investidores.
Temos a nosso favor o tempo, até a chegada do primeiro voo da Air TAP Portugal, que está previsto para o início de junho, provavelmente a primeira quarta-feira, dia 4 de junho de 2020. Os voos serão semanais, com frequência às quartas e sextas-feiras e domingos.
O avião utilizado nos voos serão os mais novos da frota, o NEO 321 LR, com 171 lugares, sendo 16 na executiva, 42 executivas extra e 113 na econômica. A bordo, o serviço impecável da TAP, com telas individuais para filmes, noticiários, jogos e documentário, além de um cardápio de alimentação super delicioso para os passageiros. Uma viagem tranquila com 7 horas de duração, entre Lisboa e o aeroporto Zumbi dos Palmares.
Durante o anúncio dos voos regulares internacionais, a diretoria de marketing da TAP, informou que os voos da companhia trarão passageiros de todos os países da Europa, já que a empresa estará investindo na divulgação do destino Alagoas em todo continente. Por tanto não serão apenas portugueses que chegaram, mas ingleses, francês, suíços, alemães, italianos, noruegueses e espanhóis. Estes últimos com certeza serão os primeiros, junto com os portugueses a chegarem à “Terra dos Marechais”.
Excelência hoteleira
Praia de Carro Quebrado, na ilha da Crôa em Barra de Santo Antonio
O início das obras de construção da mais nova unidade da rede de resorts portugueses Vila Galé, no Brasil, acontece em Alagoas a partir do próximo ano. Segundo as primeiras informações, o investimento previsto chega a R$ 120 milhões e terá a princípio 440 apartamentos, gerando 500 postos de trabalhos diretos e mais 300 indiretos, além de movimentar toda economia dos municípios em sua volta.
O local escolhido foi uma das mais lindas praias do Brasil, Carro Quebrado, localizada na Ilha da Croa, na Barra de Santo Antônio à 60 quilômetros de Maceió e com fácil acesso pela rodovia AL 101 Norte, que está sendo duplicada.
Jorge Rebelo, CEO do Grupo Vila Galé, comemora o investimento em Alagoas
O aeroporto Zumbi dos Palmares também está bem próximo, a pouco mais de 50 quilômetros do local, onde o hotel será construído e também com fácil acesso por novas rodovias que foram abertas.
Segundo o governador Renan Filho a construção do Hotel Vila Galé terá a duração de dois a três anos, tempo necessário para que se invista em infraestrutura com rede de abastecimento de água e energia elétrica, além do treinamento e qualificação de mão de obra, assim como divulgação.
Vila Galé é um dos maiores grupos hoteleiros de Portugal e Brasil
Enquanto o Vila Galé é erguido, o parque hoteleiro alagoano terá a responsabilidade de receber os primeiros passageiros da TAP, que começam a chegar em junho de 2020, compromisso assumido pelo próprio governador, durante a reunião em Lisboa e ratificado por empresário da hotelaria alagoana.
Diante de tantas boas notícias, agora é aguardar a virada de ano e aproveitar o réveillon em Alagoas, já que é o destino mais procurado no Brasil, para a celebrar a chegada de 2020 e em 2021 termos uma virada de ano, quem sabe com muitos europeus.
*Mozart Luna – Jornalista profissional com 25 anos de atuação, graduado pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduado em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing pelo Centro e Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). Editor, repórter e produtor de programas de televisão nas emissoras TV PAJUÇARA (REDE RECORD), TV ALAGOAS (SBT), TV MAR (NET), TV TRIPSEEK EM PORTUGAL, BLOGUEIRO GAZETAWEB, PRODUTOR E REPÓRTER BOLETIM INTEGRAÇÃO (RÁDIO 98,3 FM), EDITOR DA COLUNA INTEGRAÇÃO DA GAZETA DE ALAGOAS E CORRESPONDENTE INTERNACIONAL DO PORTAL TRIPSEEK.NEWS DE PORTUGAL. EX-AGENTE DE VIAGENS, CONSULTOR DE TURISMO E GUIA DE TURISMO CREDENCIADO PELA EMBRATUR PARA AMÉRICA LATINA.