Notícias

Abertas inscrições para cursos gratuitos de qualificação em Turismo

Texto de Thiago Tarelli

Fotos de Kaio Fragoso

            O turismo tem sido um dos setores da economia que mais tem crescido em ofertas de empregos. De acordo com a última pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgada em outubro deste ano, a atividade teve um saldo positivo de 25 mil empregos gerados nos últimos 12 meses.

            Com o intuito de qualificar a mão de obra para o setor, fomentando ainda mais a geração de oportunidades na atividade, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (Mtur), disponibiliza gratuitamente dois cursos de capacitação online: Atendimento ao Turista e Gestor de Turismo. O primeiro, com uma carga horária de 80 horas, esta com as inscrições abertas até o dia 31 de dezembro de 2019, já o segundo, com 50 horas, vai até maio de 2020.

       Parte integrante do Programa Brasil de Braços Abertos, o curso de Atendimento ao Turista busca qualificar o serviço prestado a quem nos visita.  O acesso ao curso é feito pelo endereço eletrônico bba.turismo.gov.br onde o interessado efetua o seu cadastro e já inicia as aulas por meio de qualquer dispositivo com internet, como smartphone, tablet ou computador.

            Já o curso Gestor de Turismo, também online e gratuito, abrange os temas: Planejamento, Legislação sobre Turismo e Contratações, Elaboração de Projetos e Programas e ações do MTur. O conteúdo é organizado em 5 módulos e 35 unidades, e o aluno poderá acessar por meio de qualquer dispositivo com internet, como smartphone, tablet ou computador através do endereço http://gestor.turismo.gov.br.

            Em ambos os cursos, os alunos emitem certificado, que vale como curso de extensão. Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Rafael Brito, os cursos podem potencializar o currículo de quem busca uma oportunidade no setor. “A falta de capacitação é um dos grandes gargalos do turismo no Brasil. Em Alagoas não é diferente, por isso é importante que os interessados busquem se capacitar e aproveitar este bom momento do setor no Estado. O aeroporto será privatizado, teremos novos voos vindo da Europa, novos hotéis sendo inaugurados, tudo isto gera uma grande demanda por profissionais qualificados”, pontua Rafael Brito.

Assessoria Sedetur

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…