Um dos maiores eventos municipalistas do mundo está programado para ocorre em Pernambuco de 17 a 20 de março. Trata-se de XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos que terá palestras das Nações Unidas, oficinas temáticas, visitas técnicas e conteúdos relevantes para a administração que estarão em pauta nas salas de projetos. A programação preliminar e as inscrições de um dos mais importantes eventos municipalistas deste ano podem ser consultadas e realizadas na página da Cúpula. O encontro será realizado nas cidades pernambucanas de Recife e Olinda e terá como tema Cidades Inovadoras para as Pessoas. O credenciamento será realizado a partir das 14h do dia 17 de março. Na terça-feira, às 9h, ocorre a solenidade de abertura. Autoridades das três esferas governamentais como o presidente da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e prefeito de Al Hoceima, no Marrocos, Mohamed Boudra; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota; e outros membros do movimento municipalista são algumas das presenças confirmadas no evento.
No período da tarde, ocorre o lançamento do Projeto Inova Juntos, que contará com a participação do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybánez. Depois, será apresentada a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. No final da tarde, o público poderá conferir oficinas temáticas sobre Políticas Inovadoras de Segurança Cidadã, Empreendedorismo e Periferia: Inovação e Criatividade; Poder Legislativo atuando para inovação; Políticas e sistemas de saúde na América Latina e Integração de refugiados e migrantes na comunidade local.
Debates
Serão realizados debates referentes à Liderança de Mulheres na Gestão em uma mesa redonda no início da manhã do dia 19 de março. Simultaneamente, ocorrem outras oficinas temáticas para abordar a Transparência com inovação: instrumentos de controle social; Inovação no acesso à água e gestão de recursos hídricos; Transformação digital na gestão de serviços; Consórcio públicos fomentando a inovação territorial; Inovação na educação e Cidades inovadoras e moradia social na América Latina e Caribe, dentre outros assuntos.
Mesa redonda
Uma mesa redonda com os rumos do movimento reunirá representantes das diferentes associações municipalistas dos países da região. Além de oficinas temáticas e apresentações nas salas de projetos complementam a programação do segundo dia do evento.
Encerramento
No evento, precisamente no dia 20 de março, no período da manhã, será realizada a solenidade de encerramento. Após o almoço, às 14h, o público participa de visitas técnicas ao Porto Digital e ao Compaz. Paralelamente a essa programação, será realizada a reunião do Bureau Executivo da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma).
Seca/Canal
A grande indagação hoje é sobre a utilização das águas do canal do sertão, principalmente projetos que possibilitem o convívio com a seca. Criadores de gado de leite propõe o plantio de forragem para servir de alimento para os animais. Milho, sorgo e palma seriam as principais culturas para cultivar.
Milho
O empresário Rafael Tenório ficou surpreso com a quantidade de milho, que o Grupo Coringa processa, para produzir alimentos. Cerca de 15 milhões de toneladas por mês. Atualmente essa indústria de alimentos, que é orgulho para Alagoas, importa do Mato Grosso do Sul toda sua produção. Fica a indagação porque não usar a água do canal do sertão para produzir milho?
Canal do Sertão
Atualmente o Canal do Sertão tem 120 quilômetros pronto com água na calha, que poderia está sendo utilizada para produção de forragem e alimentos. O projeto do canal é de 420 quilômetros e chegará até Arapiraca, onde se espera, que seja desenvolvimenta a produção hortifrutigranjeira. Em alguns trechos do Canal, existem alguns pequenos projetos de irrigação de produção de hortaliças.
Castanha/Portugal
A missão portuguesa, que visitou Alagoas em março do ano passado, ficou surpresa com a quantidade de cajueiros existente entre Olho d’água do Casado e Piranhas, mas que não produzem castanha. Os portugueses tinham interesses em importar a castanha, mas nenhum empresário demonstrou motivação.
Água de coco/Portugal
A missão também visitou um trecho do Cana do Sertão em Água Branca, onde existe uma plantação de coqueiros, irrigado com água do Canal. O empresário, dono da área, ficou interessando em iniciar o processo de exportação, mas sumiu. Falta talvez capacitação desses empresários para o desafio da exportação.
Prefeitura Municipal de Traipu publica Aviso de Convocação para os interessados em participar de processo seletivo para ingresso na banda Municipal Maestro Antônio Basílio. De acordo com o prefeito Cavalcante, o processo de convocação é democrático e permitirá a seleção de futuros músicos para ingresso na banda Municipal Maestro Antônio Basílio. A seleção dos interessados ocorrerá na terça-feira, 28 de janeiro de 2020, no horário compreendido entre 8h e 14h, na Escola de Música, localizada na Avenida Maria Lima Dias.