Geral

Cancelada Cúpula Municipalista é adiada em Olinda

 

 

Um dos maiores eventos municipalistas da América Latina, a XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, que estava agendado para acontecer em Olinda/PE, hoje foi cancelada seguindo o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), devido a perigo da pandemia causada pelo surto de COVID-19 (coronavírus). Abaixo a nota oficial da Confederação Nacional dos Municípios (CNM):

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), promotoras da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais − realizada em conjunto com a Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Governos Locais (Flacma), o Governo do Estado de Pernambuco, os Municípios de Recife e Olinda e as Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) − programada para ocorrer nos dias 17 a 20 de março de 2020, na cidade de Olinda (PE), Brasil, tornam público que, em razão da Declaração de Pandemia Mundial do Coronavírus, levada a efeito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira, 11 de março, DECIDEM CANCELAR A REALIZAÇÃO DO EVENTO.
As entidades signatárias reafirmam o compromisso, em primeiro lugar, com o bem-estar e a saúde de todos e em especial das comunidades locais”
.

 

A fragilidade humana

 

A situação por que passa o mundo é uma prova da fragilidade humana e que toda tecnologia, recursos e poder não são nada diante da natureza. O mundo começa a parar aos poucos, diminuindo seu ritmo fazendo as pessoas pensarem sobre a verdadeira finalidade de nossa vida. Países ricos, Grupos empresarias poderosos e chefes de Estados de prestígios, se curvam diante de um minúsculo vírus.

 

Estrutura

 

O cenário da propagação do coronavírus no Brasil está apenas começando. Nossa estrutura de saúde pública é minúscula, diante dos mais de 200 milhões de habitantes. Não temos hospitais em número suficiente, nem médicos, nem enfermeiros suficientes para atender a uma epidemia desse tipo, que se propaga com uma grande velocidade.

 

Arapiraca

 

Em Arapiraca já surgiu um caso de suspeita de coronavírus. Trata-se de uma pessoa que chegou recentemente dos Estados Unidos e que está em quarenta voluntária. Também surgiu ontem a informação de duas pessoas internadas no hospital Afra Barbosa que estariam com os sintomas do Covid-19.

 

Municípios

 

Entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, poucos mais de 10% tem capacidade de realizar alguma ação de socorre a sua população. O restante ficará por conta da sorte e da graça de Deus. Assim foi com outras doenças, como a Zica, Chikungunya e a dengue que já faz parte de nosso dia a dia.

 

Municípios 2

 

Sem estrutura de atendimento o que se pode esperar, no Brasil, é uma situação nunca vista, ou visualizada. Milhões de brasileiros podem morrer, principalmente os mais idosos e aqueles que estão na faixa de miserabilidade, desnutridos e com baixa imunidade. Outro tanto levará para o resto da vida, as sequelas da doença, que ainda não se sabe como será sua evolução.

 

Governo Federal

 

O Governo Federal tem um papel importante neste contexto, planejamento e desenhando cenários, que vão se tornar realidade a cada semana. Tudo agora só depende de cada um. O primeiro passo é evitar o contágio em cadeia e para isso é preciso mapear os infectados e evitar aglomerações. Vários países já tomaram medidas mais rigorosas que vão causar problemas financeiros.

 

Barreiras

 

Barreiras para controlar o fluxo de pessoas de uma região para outra é das medidas eficazes que a China tomou, assim que detectou os focos. Muitos acharam uma medida autoritária, mas foi a mais eficaz e dessa forma salvou milhões de vidas. A China é um regime totalitário, enquanto somos uma democracia, que deve aprender com a disciplina, quando necessário.

 

Companhias aéreas

 

A rapidez com que a doenças se propagou no mundo, se deu graças aos transportes aéreos e também os navios. O controle nos aeroportos deveria ser rigorosos e ter um local isolado para colocar as pessoas, com suspeitas de coronavírus. É importante também controlar as estradas entre as regiões.

 

Vacinação

 

É imprescindível que seja iniciada a vacinação contra influenza, em massa da população, sem limite de idade. Já estamos em março e a vacinação que deveria ter iniciado está prevista para o dia 23. Os idosos são os mais preocupados, já que o número de vítimas fatais atinge essa faixa da população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados
Geral

Cruzeiros voltam a operar no Brasil a partir do próximo sábado

Após nova avaliação do cenário epidemiológico de Covid-19 no país, temporada tem sinal verde e segue até 18 de abril…
Geral

Embratur participa do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

Nesta terça-feira (23/11), a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e…
Geral

Prefeitura de Piranhas e IFAL ofertam cursos de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Cerca de 50 mulheres, assistidas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Piranhas, estão participando dos cursos de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :