CapitalNotícias

Prefeitura orienta sobre descarte adequado na quarentena

População deve ter cuidado ao descartar resíduos provenientes da prevenção, a exemplo de máscaras e lenços  

Legenda foto: Garis fazem apelo à população por descarte adequado e consumo consciente

Com o período de quarentena em decorrência do novo coronavírus, é necessária a adoção de hábitos que poderiam ser adotados no dia a dia como contribuição ao bem-estar comum. Em casa, por exemplo, uma das colaborações do cidadão diz respeito ao consumo consciente, o reaproveitamento de alimentos e o descarte adequado, que são ainda mais necessários neste momento de quarentena devido ao volume de resíduos que deve aumentar pela quantitativo de pessoas em isolamento, conforme determinam os decretos municipais e estaduais.

Coordenado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), o trabalho de limpeza urbana continua normalmente por se tratar de um serviço essencial à população e à manutenção da saúde pública, sendo um dos pilares do saneamento básico, portanto ininterrupto.

Titular da pasta, Gustavo Torres chama a atenção, sobretudo, em relação ao descarte dos resíduos para proteção ao novo coronavírus utilizado no dia a dia. “Assim como as pessoas se protegem com a utilização de álcool gel, luvas, máscaras e lenços umedecidos, lenços descartáveis ou papéis com secreção, é importante ter atenção ao descartar todo esse resíduo e os recipientes, que neste período, por precaução, se torna em grande volume. A orientação é acondicionar tudo em um saco separado do lixo comum, amarrar bem antes de descartar e, se possível, identificar”, destacou.

O superintendente fala, ainda, sobre os descartáveis. “Em hipótese alguma esse material utilizado na prevenção deve ser misturado aos descartáveis destinados à coleta seletiva. É algo simples, uma separação que pode se tornar hábito rotineiro, mas que neste momento se torna também uma forma de proteger aqueles que estão nas ruas, pelo bem comum, protegendo a nossa saúde por meio de um serviço essencial a todos”, completa o gestor.

Para a redução dos resíduos, segundo Torres, é importante o consumo consciente, o reaproveitamento e o descarte somente do que é extremamente necessário. O titular da Sudes ressalta ainda que o serviço de coleta permanece normal em toda a cidade e pede a colaboração da população em relação aos horários. “É importante que o lixo somente seja disposto perto do horário de coleta, que já é de conhecimento de todo cidadão”, acrescenta.

Serviços

A solicitação de serviços da Sudes em relação à limpeza urbana, neste período de quarentena, somente pode ser feito por telefone ou internet. Para facilitar o atendimento ao cidadão, o órgão disponibilizou os seguintes canais: o número 0800 082 2600, o Whatsapp 98802-4834 e o email protocolo@sudes.maceio.al.gov.br. Basta entrar em contato e protocolar a solicitação para que a demanda seja atendida.

Lucas Alcântara/ Ascom Sudes

Artigos relacionados
Notícias

Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro

Os ministérios da Justiça e do Turismo lançaram uma cartilha que pretende ajudar os turistas, enquanto consumidores, que fazem uso…
Notícias

Seminário discute Corredor Bioceânico para integração da América do Sul

Um encontro iniciado, ontem, em Campo Grande (MS), com representantes do Paraguai, Argentina, Chile e Brasil discutirá a “Integração dos…
Notícias

Recife: Secretaria de Turismo inova com exibição de miniwebsérie e inclusão

Uma forma divertida de encantar os moradores do Recife e atrair a atenção dos turistas foi o mote que impulsionou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :