Penedo caminha a passo largos para se consolidar como destinos turísticos corporativos e eventos para categorias e encontros profissionais, com a inauguração prevista ainda este ano do Centro de Convenções, instalado onde era antes o Cine São Francisco, com capacidade para 1.100 pessoas. A obra é orçada em R$ 5 milhões, fruto de uma parceira entre o Governo Federal, através do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Governo do Estado e a Prefeitura de Penedo.
O Centro de Convenções, está localizado no subsolo do clássico Hotel São Francisco e será dotado de todo equipamento tecnológico necessário para atender as exigências técnicas necessárias para os mais diversos públicos que utilizaram o local, para Congresso, Seminários, Encontros e também cursos de qualificação e capacitação profissionais, sendo o maior equipamentos de todo Baixo São Francisco de Paulo Afonso na Bahia até Piaçabuçu em Alagoas.
O prefeito Marcius Beltrão disse que está será uma das últimas obras que ele entregará antes de deixar o cargo no final desse ano, cumprindo assim mais um objetivo de sua plataforma de proposta de Governo, dotando Penedo com todos equipamentos urbanísticos necessários para consolidar o turismo e atrair investidores.
Poltronas
De acordo com Ronaldo Lopes, o governador garantiu que o Estado vai adquirir as poltronas do Centro de Eventos e Convenções de Penedo para que o prédio histórico possa ser inaugurado em breve e se torne mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento turístico do município, principalmente o turismo de negócios, que vem crescendo em larga escala, gerando emprego e renda.
“Assim como tem sido desde que assumiu o comando do Governo de Alagoas, o governador Renan Filhou mostrou mais uma vez que está alinhado com as coisas de Penedo e prometeu que vai adquirir as poltronas para o nosso Centro de Convenções. Ficamos muitos felizes e agradecidos por termos mais esse pedido atendido. Essa parceria com o Governo é de fundamental importância para o desenvolvimento de nossa cidade”, explicou Lopes.
História
A sala onde abrigou o Cine São Francisco é um anexo no térreo do hotel de mesmo nome. Entre 1975 e 1982 sediou o Festival do Cinema Brasileiro. Inaugurado em 1959, a sala de exibições representou naquele ano o apogeu econômico do Baixo São Francisco, com uma das salas mais modernas do País. Mais tarde, no ano de 1962, o Hotel São Francisco seria inaugurado. Seis painéis do artista Luiz Gonzaga Cardozo Ayres (Recife/PE 1910-1987) decoram o ambiente, três em cada lateral superior.