ALAGOAS

Atividade turística cresce 28% em dois meses, mas não repõe perdas da pandemia

A atividade turística registrou um cresimento de 19,8% em junho, na comparação com maio. Este é o segundo mês consecutivo de cresimento do setor, que acumulou etre maio e junho um crescimento de 28,1%. O avanço, no entanto, ainda está muito abaixo das perdas acumuladas no inicio da pandemia, entre março e abril, que chegaram a 68,1%, em virtude do período de maior isolamento social.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A amostragem inclui dados das empresas que compõem as atividades turísticas, principalmente, transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.

As doze unidades da federação que compõe o estudo acompanharam este cresimento de dois dígitos registrado em junho, com destaque para São Paulo (19,6%), Rio de Janeiro (23,7%), Minas Gerais (17,2%), Santa Catarina (26,1%) e Paraná (17,9%).PMS junho 2020 - comparação mensal

Crescimento em relação a maio

COMPARAÇÃO ANUAL

Já na comparação anual entre junho de 2020 e junho de 2019, o setor apresentou uma retração de 59,6%, acumulado o quarto mês de resultados negativos no ano. O percentual reflete principalmente a queda de receita de restaurantes, transporte aéreo, hotéis, rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê.

Em termos regionais, todas as doze unidades da federação onde o indicador é investigado mostraram recuo nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (-59,5%), seguido por Rio de Janeiro (-50,8%), Minas Gerais (-54,0%), Bahia (-70,9%) e Rio Grande do Sul (-64,8%).Comparação com junho de 2019

Comparação com junho de 2019

ACUMULADO DO ANO

No acumulado do primeiro semestre de 2020, o agregado especial de atividades turísticas mostrou retração de 34,6% na comparação com o primeiro semestre de 2020. As principais perdas são em São Paulo (-36,2%), seguido por Rio de Janeiro (-29,5%), Minas Gerais (-34,1%), Bahia (-33,7%), Rio Grande do Sul (-40,6%) e Paraná (-34,2%).PMS junho - acumulado primeiro semestre 2020

Acumulado do ano – janeiro a junho

Artigos relacionados
ALAGOAS

Alagoas alcança maior redução de violência da série histórica

Alagoas atinge o melhor resultado da série histórica na redução de crimes violentos letais intencionais, no acumulado de 2024. De…
ALAGOAS

Setur realiza visita técnica no primeiro empreendimento hoteleiro do município de Jequiá da Praia

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) realizou, ontem, 04, uma visita técnica ao Hotel Transamérica Dunas de Marapé, o…
ALAGOAS

Paulo Dantas destaca parceria com Governo Federal durante entrega de viaduto em Porto Real do Colégio

O governador Paulo Dantas participou na terça-feira (3) da inauguração de um viaduto em Porto Real do Colégio, e destacou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :