Notícias

Ryanair critica ajuda a TAP e entra na Justiça para impedir crédito

Ryanair Chief Executive Officer Michael O'Leary attends a news conference in Brussels, Belgium, February 8, 2017. REUTERS/Francois Lenoir

O CEO da Ryanair, Eddie Wilson, considera que o apoio de 1,2 mil milhões de euros concedido à TAP é “escandaloso” e “o maior desperdício de dinheiro de sempre em Portugal”, defendendo que se o Governo queria apoiar as companhias aéreas, deveria ter optado por abolir as taxas nos aeroportos nacionais.

A ideia de que os contribuintes portugueses tenham de pagar 1,2 mil milhões de euros para manter uma companhia aérea que tem uma cor especial na cauda do avião é escandalosa. Não existem transportadoras nacionais, estamos todos na União Europeia”, afirmou Eddie Wilson, numa entrevista telefónica concedida à Lusa.

Segundo o CEO da Ryanair, “a capitalização da TAP vai ser o maior desperdício de dinheiro de sempre em Portugal e não fazer nada para criar mais rotas e conectividade”, defendendo ainda que “se o Governo português tem 1,2 mil milhões de euros em trocos para companhias áreas o que devia ter feito era abolir as taxas nos aeroportos portugueses nos próximos três anos e encorajar as companhias aéreas a trazer mais tráfego, o que criaria mais empregos”.

Além de escandaloso, Eddie Wilson considera ainda que o apoio concedido à TAP é uma ideia “antieuropeia e anticoncorrencial”, uma vez que não promove o investimento em Portugal e vai provocar “estragos enormes” no projeto europeu e na credibilidade da Comissão Europeia”.

Recorde-se que a Ryanair apresentou, para já, seis processos contra as ajudas às companhias aéreas europeias, incluindo a concedida à TAP, bem como contra a autorização da Comissão Europeia às ajudas estatais à aviação, numa altura de profunda crise no setor devido à pandemia de Covid-19.

Artigos relacionados
Notícias

Abertas as inscrições do curso em autismo e inclusão para profissionais de turismo

O Ministério do Turismo abriu inscrições para a 2ª edição do curso gratuito “Autismo, Acessibilidade e Inclusão”, realizado em parceria…
Notícias

Destinos de natureza brasileiros têm recorde de visitação em 2021

Após um ano de retomada gradual das atividades turísticas, alguns destinos de natureza do país registraram recorde de visitação em…
Notícias

Pesquisa mostra que população é favorável ao "passaporte de vacinação.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta segunda-feira (17) aponta que 81% dos entrevistados são a favor da…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :