Notícias

Ryanair critica ajuda a TAP e entra na Justiça para impedir crédito

Ryanair Chief Executive Officer Michael O'Leary attends a news conference in Brussels, Belgium, February 8, 2017. REUTERS/Francois Lenoir

O CEO da Ryanair, Eddie Wilson, considera que o apoio de 1,2 mil milhões de euros concedido à TAP é “escandaloso” e “o maior desperdício de dinheiro de sempre em Portugal”, defendendo que se o Governo queria apoiar as companhias aéreas, deveria ter optado por abolir as taxas nos aeroportos nacionais.

A ideia de que os contribuintes portugueses tenham de pagar 1,2 mil milhões de euros para manter uma companhia aérea que tem uma cor especial na cauda do avião é escandalosa. Não existem transportadoras nacionais, estamos todos na União Europeia”, afirmou Eddie Wilson, numa entrevista telefónica concedida à Lusa.

Segundo o CEO da Ryanair, “a capitalização da TAP vai ser o maior desperdício de dinheiro de sempre em Portugal e não fazer nada para criar mais rotas e conectividade”, defendendo ainda que “se o Governo português tem 1,2 mil milhões de euros em trocos para companhias áreas o que devia ter feito era abolir as taxas nos aeroportos portugueses nos próximos três anos e encorajar as companhias aéreas a trazer mais tráfego, o que criaria mais empregos”.

Além de escandaloso, Eddie Wilson considera ainda que o apoio concedido à TAP é uma ideia “antieuropeia e anticoncorrencial”, uma vez que não promove o investimento em Portugal e vai provocar “estragos enormes” no projeto europeu e na credibilidade da Comissão Europeia”.

Recorde-se que a Ryanair apresentou, para já, seis processos contra as ajudas às companhias aéreas europeias, incluindo a concedida à TAP, bem como contra a autorização da Comissão Europeia às ajudas estatais à aviação, numa altura de profunda crise no setor devido à pandemia de Covid-19.

Artigos relacionados
Notícias

América Latina ganha Observatório de Direito em Turismo

Desde ontem, a América Latina e o Caribe passaram a contar com o 1º Observatório de Direito em Turismo. A…
Notícias

Abertas 382 vagas de especialização técnica para guias que atuam no NE

Mais uma vez o Ministério do Turismo age no sentido de qualificar os prestadores de serviço do setor. Estão disponíveis…
Notícias

Prefeitos e empresários alegam que Chesf não ouviu Alagoas sobre destino de Angiquinho

A Eletrobrás Chesf, em resposta às perguntas que enviamos, emitiu uma nota, postada abaixo na íntegra. A empresa informou que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :