Destaques

Organização Mundial de Saúde (OMT) apresenta código de proteção ao turista

A Organização Mundial do Turismo (OMT) está elaborando uma proposta de um novo código internacional que aumente a proteção legal dos turistas e que contenha condições mais claras e consistentes de assistência em caso de situações de emergência, como a que se verificou no início da pandemia da COVID-19.

A OMT espera que o código seja aprovado pela União Européia na sua próxima Assembleia Geral, que decorre no final de 2021, em Marraquexe, Marrocos e deverá ser seguida também por todos países que fazem associados a entidade.

De acordo com um comunicado publicado no website da OMT, o projeto conta com a colaboração de 92 estados membros da organização e começou com a adoção de um plano concreto para restaurar a confiança dos turistas, que será a base para o novo código e ao qual se devem juntar, nas próximas semanas, outras organizações internacionais, como a Comissão Europeia e o setor privado.

A OMT explica que o plano já adotado visa garantir que “a responsabilidade em situações de emergência turística é justamente repartida por toda a cadeia do turismo”, prevendo, nomeadamente, a elaboração de planos de contingência e de protocolos de colaboração, a capacitação das várias partes interessadas para que possam dar assistência aos turistas e o fornecimento de informação em tempo real.

O novo código que a OMT tem o objetivo também reforçar a cooperação fronteiriça entre governos e fornecedores de serviços turísticos, assim como fomentar uma estreita colaboração entre as várias partes interessadas, nomeadamente governos, operadores turísticos e unidades hoteleiras.

Para a OMT, a incerteza e a desconfiança em relação às viagens que a pandemia da COVID-19 vieram provocar são os maiores desafios que continuam a atrasar a retoma da atividade turística, motivo pelo qual diz acreditar que este novo código vai representar um “avanço decisivo” para a retoma das viagens globais.

Artigos relacionados
Destaques

Las Vegas aumenta o volume em festivais de música de outono

Os resorts da Las Vegas Strip se tornaram famosos por sediar residências de grandes artistas musicais no auge de sua…
Destaques

Embratur coloca Ceará em destaque em exposição durante os Jogos Olímpicos de Paris

A Embratur, o Sebrae e o Governo do Ceará – por meio da Secretaria do Turismo (Setur) – irão apresentar…
Destaques

Escadaria que conta história de União da Vitória (PR) em mosaicos vira atração turística

O município de União da Vitória, na região Sul do Paraná, inaugurou em junho uma escadaria colorida que dá acesso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :