Cotidiano

Hora de arrumar as contas

Terminado o primeiro turno das eleições com a maioria dos prefeitos já eleitos e outros reeleitos. Mas o alerta hoje vai para todos reeleitos e até mesmo para os que perderam, ou os que estão deixando o cargo. Todos têm a obrigação de fechar suas contas encerrando o exercício fiscal. Vale lembrar que este ano tivemos os bilhões enviados pelo Governo Federal para ações de controle da pandemia do covid-19.  Preocupado com isso a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) preparou uma “cartilha”, que traz orientação básica aos agentes políticos locais, que precisam se preocupar com a conclusão das obras eventualmente em andamento, com o fechamento das contas, a elaboração dos relatórios, as prestações de contas especiais para os recursos recebidos para o atendimento da pandemia, o cumprimento dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e alterações propostas pela LC 173/2020. Aqueles que não prestarem contas corretamente e não encerrarem o ano fiscal serão enquadrados na LRF e se tornam inelegíveis por oito anos e ainda tem seus bens indisponíveis e nos casos mais graves pode ser condenado até cinco anos de prisão. O alerta vai para os prefeitos, que não conseguiram se reeleger e que pensam em “raspar o tacho” antes de sair da prefeitura é melhor pensar duas vezes, antes de fazer qualquer besteira. É melhor sair de cabeça erguida lembrando que em política cada eleição tem seu momento e poderão disputar novamente o cargo em 2024. Agora é esfriar a cabeça e arrumas as contas.

Piranhas

O jovem Tiago Freitas é o novo prefeito de Piranhas, libertando o município dos quatro anos que foi submetido ao atraso e ao esquecimento. O prefeito terá muito trabalho pela recuperação do tempo perdido para reconstruir o município, que está praticamente destruído. Agora Piranhas volta a crescer para o turismo.

São Miguel dos Campos

Em São Miguel dos Campos George Clemente foi eleito prefeito e derrotou Fernando Pereira, sendo uma vitória que representa um stop no poder dos Pereiras, que já ocupam as ocupando praticamente todas as prefeituras, Teotônio Vilela, Campos Alegre. O eleitorado de São Miguel dos Campos seria uma grande presa de caça dos Pereiras.

Palestina

Em Palestina o prefeito eleito foi Jaime do Mercado que venceu Isabele Alcantara. A candidato chegou a ser presa pela manhã por ordem da Justiça Eleitoral, por está promovendo um “arrastão” eleitoral pelas ruas do município. Isabele pertence ao Grupo dos Pereiras e por tanto Palestina também entra na contabilidade de prejuízos dos Pereiras.

Pão de Açúcar

O ex-prefeito Jorge Dantas volta a comandar Pão de Açúcar depois de quatro anos. A disputa foi acirrada e muito tumultuada que por pouco não terminou e tragédia. Mas a democracia foi exercida e a vontade do povo foi realizada através do voto sem pressão nem ameaças.

Porto Calvo

Em Porto Calvo Eronida Espósito, irmã do ex-prefeito Kaika foi eleita. As pesquisas apontavam cerca de 15% de indecisos, o que significava um claro que não mostrava um cenário definido. Porto Calvo até agora mantém o ritmo de mudar o prefeito sempre depois de quatro anos.

Coruripe

Em Coruripe, o deputado estadual Marcelo Beltrão se elegeu prefeito abrindo vaga na Assembleia para Ronaldo Medeiros, que retorna a Casa de Tavares Bastos. A disputa em Coruripe foi muito acirrada e teve momentos também tensas. Marcelo Contou com o apoio se seu irmão Marcius Beltrão.

Penedo

Em Penedo o eleito é Ronaldo Lopes, que ainda é vice de Marcius Beltrão. Ronaldo é um penedense de bem, filho do saudoso ex-deputado Hélio Lopes que nos deixou este ano, levado pelo covid-19 e que deve esta do outro lado da vida, com certeza comemorando a vitória. Penedo continua no caminho certo, vale lembrar o apoio de Marcius Beltrão nesta vitória.  

Delmiro

Em Delmiro Gouveia a prefeita eleita foi a filha do ex-prefeito Lula Cabeleira, Ziane Costa, que venceu devido a divisão da oposição. A volta do grupo de Lula Cabeleira ao poder em Delmiro não significa dizer que a prática administrativa será a mesma de tempos atrás. Em 2021 muita coisa vai mudar.

Artigos relacionados
Cotidiano

IGPS realiza “Curso de atualização em Sala Vermelha”, no município de Jacuípe (AL)

O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais – IGPS promoveu o “Curso de atualização em Sala Vermelha”, no município…
Cotidiano

Prefeitura de Pão de Açúcar (AL) inaugura Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa

A Prefeitura de Pão de Açúcar inaugura, nesta sexta-feira, 5, às 19h, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa,…
Cotidiano

Prefeita Lívia Carla inaugura a nova Praça de Santa Luzia e anuncia vários investimentos

O munícipio de Barra de santo Antônio testemunhou a realização de um sonho longamente aguardado: a inauguração oficial da Praça…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :